UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1932
Tipo: Dissertação
Título: Jatos de baixos níveis noturnos modulando a qualidade da água em extensos sistemas aquáticos tropicais.
Autor(es): REIS, André Luiz dos
Abstract: O vento é um dos principais responsáveis pela distribuição da energia na atmosfera. Conhecer a distribuição dos ventos de uma região é importante para aplicações em temas como avaliação do potencial eólico, dissipação da poluição, trocas de energia com a superfície, aviação entre outros. Pouco estudado no Brasil, o Jato de Baixo Nível Noturno (JBNN) é formado geralmente na transição da camada limite diurna e noturna e é caracterizado por ventos intensos e persistentes na baixa atmosfera. Este padrão de vento tem sido observado com certa frequência na região do reservatório de Furnas-MG e está relacionado a condições impróprias para navegação, acidentes e outras implicações para a população local. Este trabalho tem como objetivo investigar a ocorrência do JBNN na região do lago de furnas e avaliar as mudanças na estrutura térmica e na qualidade da água no lago. Para alcançar os objetivos foram utilizados dados medidos em situ, dados da reanálise do ERA5 e resultados de simulações realizadas com o ELCOM-CAEDYM (Estuary, Lake and Coastal Ocean Model - Computational Aquatic Ecosystem DYnamics Model). A identificação do JBNN foi feita por meio dos critérios utilizados na literatura. Os resultados indicaram que os principais mecanismos relacionados a formação do JBNN são: a oscilação inercial, relevo, gradiente de pressão e o suporte sinóptico. Verificou-se que o JBNN é mais frequente de julho a dezembro e entre as 21 e 8 horas, horário local. Sua ocorrência induz o processo de mistura e modula a qualidade da água do reservatório. As maiores mudanças relacionadas a qualidade da água foram identificadas nas variáveis: carbono inorgânico dissolvido, nitrogênio total, fosforo total, nitrato, fosforo reativo, e oxigênio dissolvido. As alterações na estrutura térmica e na qualidade da água do lago e o quanto essas mudanças podem observadas estão relacionadas a direção, intensidade e duração dos casos de JBNN.
Citação: REIS, André Luiz dos. Jatos de baixos níveis noturnos modulando a qualidade da água em extensos sistemas aquáticos tropicais. 2019. 92 f. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Recursos Hídricos) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1932
Data do documento: Fev-2019
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_2019051.pdf6.54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.