Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1933
Tipo: Dissertação
Título: Comportamento físico-químico e biológico de antibióticos em um Latossolo Vermelho-amarelo da região sul do Estado de Minas Gerais.
Autor(es): REZENDE, Luiz Gustavo Paulon
Abstract: A detecção de resíduos farmacêuticos em vários compartimentos ambientais é uma questão de crescente preocupação pela comunidade científica. O aumento da produção e o consumo cada vez mais acentuado de fármacos destinados a atender uma demanda impulsionada, principalmente, por práticas intensivas de produção animal e, indiretamente, pelo agronegócio, tem favorecido à identificação desses compostos nos mais variados tipos de matrizes ambientais e alimentos de consumo humano e animal. O destino de substâncias bioativas, especialmente os antibióticos, de uso concomitante pela medicina humana e veterinária, oferece sérios riscos ao meio ambiente e aos organismos, uma vez que pode afetar comunidades microbianas, plantas e, consequentemente, a saúde do homem. Fármacos são substâncias com alto potencial poluente, que não têm valores de exposição ambiental normatizados por entidades reguladoras e não são devidamente imobilizados ou degradados por métodos de tratamento de resíduos convencionais. São denominados contaminantes emergentes e pouco se sabe sobre os processos de retenção, transporte e transformação dessas substâncias no meio ambiente. Seus efeitos sobre à biota e informações sobre potencial ecotoxicológico também são escassos. Diante da necessidade de estudos relacionados à dinâmica desses elementos no solo, com ênfase em regiões de clima tropical e solos muito intemperizados, o presente trabalho avaliou o comportamento físico-químico e biológico de dois antibióticos de uso compartilhado pela terapia médica animal e humana, a amoxicilina (AMOX) e a doxicilina (DOX), em um latossolo vermelho-amarelo originário do sul do Estado de Minas Gerais. Construíram-se isotermas de adsorção e dessorção em diferentes condições de acidez, onde o modelo de Freundlich foi o que melhor se ajustou, detectando baixa retenção da AMOX, com KF médio de 11,96 mg Kg⁻¹ na adsorção e 18,48 mg Kg⁻¹ na dessorção e elevada sorção da DOX, com KF médio de 1.817,80 mg Kg⁻¹ na adsorção e de 2.537,59 mg Kg⁻¹ na dessorção. Em bioensaios se confirmou, de forma específica para cada antibiótico, perturbação à microbiota do solo exposta e, em ensaios fitotoxicológicos com o feijão-carioca (Phaseolus vulgaris), foi constatada influência negativa (desfavorável) de ambos os fármacos no desenvolvimento radicular e crescimento da parte aérea desta planta.
metadata.dc.publisher.department: IRN - Instituto de Recursos Naturais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Meio Ambiente e Recursos Hídricos
Citação: REZENDE, Luiz Gustavo Paulon. Comportamento físico-químico e biológico de antibióticos em um Latossolo Vermelho-amarelo da região sul do Estado de Minas Gerais. 2019. 157 f. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Recursos Hídricos) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1933
Data do documento: 11-Fev-2019
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_2019052.pdf4,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.