Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1934
Tipo: Dissertação
Título: Indicadores da qualidade de solo na avaliação da condição ambiental de área de lixão desativado em Ouro Fino-MG.
Autor(es): SILVA, Thaís Aparecida Costa da
Abstract: Os lixões, considerados como locais inadequados para disposição dos resíduos sólidos, são capazes de promover inúmeros impactos negativos ao meio ambiente durante seu funcionamento e posteriormente ao encerramento das suas atividades. O solo é considerado o principal desafio nos projetos de recuperação destas áreas, uma vez que seus atributos químicos, físicos e biológicos são fortemente afetados. O presente estudo teve como objetivo analisar a sensibilidade de indicadores da qualidade do solo às alterações proporcionadas pela desativação de um lixão em função do tempo. A área de pesquisa é um lixão que foi desativado no ano de 2006, com 2,5 hectares, localizado no município de Ouro Fino-MG. Na pesquisa, foi adotada a subdivisão da área de estudo em: Área 1 (lixão desativado), a qual foi dividida em cinco subáreas e Área 2, considerada controle. Para análise da qualidade do solo destas áreas, foram avaliados atributos físicos, químicos e biológicos. A coleta de amostras de solo para análise dos atributos químicos, físicos e biológicos se deu em período chuvoso. Para determinação dos atributos microbiológicos e químicos foram coletadas 5 amostras compostas em cada subárea e da área controle, em duas profundidades (0-10 cm e 10-20 cm) e determinados: pH em água, Ca, Mg, P, K, MOS, SB, CTC, V%, m%, Zn, Fe, Mn, Cu, e B. Como atributos microbiológicos foram determinados atividade e biomassa microbianas, carbono e quociente metabólico (qCO2). Para determinação dos atributos físicos foram coletadas cinco amostras deformadas de cada subárea e da área controle, na profundidade 10-20 cm e determinados: densidade de partículas, estabilidade de agregados via úmida (diâmetro médio geométrico - DMG e diâmetro médio ponderado - DMP). A amostragem de meso e macrofauna foi realizada através de método de armadilhas de queda do tipo “Trampas de Tretzel” (Pitfall traps) e, posteriormente, analisada analisados riqueza, abundância e número de indivíduos. Para análise dos resultados foi empregada estatística multivariada de componentes principais (PCA), estabelecendo relações entre os indicadores de qualidade do solo e as áreas de estudo, por meio do software Past. Foram observadas que há diferenças na qualidade do solo do lixão e da área controle. Os indicadores biológicos estão positivamente relacionados à presença de resíduos orgânicos/serapilheira e podem ser utilizados para predizer o estado da recuperação do solo de lixão desativado. A utilização de indicadores de qualidade do solo possibilita o agrupamento das áreas e a indicação de técnicas particulares para cada uma.
metadata.dc.publisher.department: IRN - Instituto de Recursos Naturais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Meio Ambiente e Recursos Hídricos
Citação: SILVA, Thaís Aparecida Costa da. Indicadores da qualidade de solo na avaliação da condição ambiental de área de lixão desativado em Ouro Fino-MG. 2019. 79 f. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Recursos Hídricos) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1934
Data do documento: Mar-2019
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_2019053.pdf1,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.