Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1941
Tipo: Dissertação
Título: Análise dos Leilões de Energia Eólica Brasileira no período de 2009 a 2017.
Autor(es): COSTA FILHO, Amadeus
Abstract: Vários países enfrentam um grande desafio em relação às suas fontes energéticas, pois a demanda crescente pelo consumo de energia é notória devido ao desenvolvimento econômico e crescimento populacional. Com as variações climáticas a fonte energética hidráulica, energia renovável predominante no Brasil, fica comprometida, impactando diretamente na geração de energia elétrica. A fonte de geração eólica apresenta diversos pontos benéficos para ser implementada no país em maior escala. Objetivando analisar os contratos firmados nos leilões de energia eólica no Brasil entre o período de 2009 e 2017, foi realizada uma pesquisa exploratória considerando os aspectos técnicos, econômicos e regulatórios. Esta análise revela os impactos positivos com a geração eólica, como: uma maior geração no período em que os níveis dos reservatórios das usinas hidroelétricas estão em baixa, com isso, contribuindo diretamente no complemento energético para atendimento à demada; auxílio no planejamento e operação dos sistemas hidrotermicos; geração de postos de trabalhos na construção e operação das usinas eólicas; menor custo de venda quando comparado às gerações hidroelétrica e termoelétrica; menor impacto ambiental. Sobre os impactos negativos, há possibilidade de descumprimento na entrega da energia na data estipulada em contrato. No período analisado, foram comercializados 11.553 contratos oriundos da fonte energética eólica. Destes, 521 contratos não entraram na situação de geração de energia, ou seja 4,5% do total. Isso corresponde a um montante de energia negociada na ordem de 95.027.305 MWh que não foram injetados na rede de transmissão, totalizando uma receita de R$ 15,76 bilhões, que equivale a 7,1% de toda a geração elétrica do Brasil no período em análise. Tal cenário ocasiona um certo desequilíbrio nos setores de planejamento energético brasileiro, no sentido de que estes precisam acionar outros mecanismos de geração de energia elétrica para suprir o atendimento da demanda. Pelo lado do consumidor final, o mesmo fica prejudicado, pois não há outra alternativa a não ser pagar por uma energia mais cara devido ao uso de fontes energéticas que possuem custos operativos mais elevados, e na maioria das vezes são consumidos combustíveis fósseis nessa geração termelétrica. Outro cenário a ser observado concerne aos empreendimentos que ficarão sem o respectivo fornecimento de energia elétrica contratada em leilão, impactando diretamente na produção de bens ou serviços e na sustentabilidade do negócio, em que muitos postos de trabalho são extintos ou deixam de ser gerados.
metadata.dc.publisher.department: IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Energia
Citação: COSTA FILHO, Amadeus. Análise dos Leilões de Energia Eólica Brasileira no período de 2009 a 2017. 2019. 99 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1941
Data do documento: 1-Mar-2019
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_2019056.pdf5,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.