Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1942
Tipo: Dissertação
Título: Sistema de distribuição aéreo de energia elétrica sem rede de baixa tensão para eliminar furto e fraude.
Autor(es): SANTOS, Carlos Orlando pereira dos
Abstract: A dissertação possui como objetivo principal o estudo de viabilidade técnica-financeira de um sistema de distribuição aéreo sem rede de baixa tensão, acoplado a conjuntos de medições inteligentes, para substituir o sistema de distribuição aéreo convencional, nas empresas distribuidoras de energia elétrica com níveis elevados de perdas não técnicas. No relatório base de perdas da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANELL identificaram-se as empresas distribuidoras com índices de perdas não técnicas superiores a 10% no ano de 2017, quantificando os valores das suas perdas de energia elétrica e do seu custo anual. Elaborou-se estudo de caso de dois sistemas de distribuição aéreo de energia elétrica com estruturas de redes diferentes, calculando e comparando os valores das suas perdas técnicas sob o mesmo regime de carga (demandas) de unidades consumidoras. O primeiro sistema de distribuição denominado de convencional, formado pelo segmento de rede da média tensão, segmento de transformação e segmento de rede de baixa tensão. O segundo sistema distribuição denominado de proposto, formado pelo segmento de rede da média tensão e segmentos de transformações onde são acoplados os conjuntos de medições inteligentes. Nesse estudo constatou-se que as perdas técnicas o sistema de distribuição proposto são 13% superiores quando comparadas com as perdas do sistema de distribuição convencional. O estudo de viabilidade técnica-financeira foi realizado simulando a substituição do sistema de distribuição convencional pelo sistema de distribuição proposto nas empresas com índices de perdas não técnicas superiores a 10%. Nesse estudo estabeleceram-se hipóteses de que o sistema de distribuição proposto sofre aumento de 13% nos valores das perdas técnicas de energia e em função dos conjuntos de medições inteligentes estarem acoplados nos secundários dos transformadores de distribuição, sofre redução de 70% nas perdas não técnicas de energia elétrica causadas por furto e fraude. Sendo que os outros 30% das perdas não técnicas, foram considerados erros de medição, de leitura e irregularidades diversas de gestão. Com isso, obteve-se uma recuperação de energia elétrica no valor de 1.675 GWh/ano e recuperação de receita de R$ 6,98 bilhões/ano. Com os resultados obtidos concluiu-se que o sistema de distribuição proposto é eficaz para eliminar furtos e fraudes, podendo ser alternativa tecnológica de rede antifurto a ser usada no combate ao roubo de energia, tendo como consequência positiva a contribuição para a modicidade tarifária.
metadata.dc.publisher.department: IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Energia
Citação: SANTOS, Carlos Orlando pereira dos. Sistema de distribuição aéreo de energia elétrica sem rede de baixa tensão para eliminar furto e fraude. 2018. 85 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2018.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1942
Data do documento: Set-2018
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_2018162.pdf2,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.