Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1962
Tipo: Dissertação
Título: Efeitos Agudos em paramecium caudatum (alveolata: ciliophora), expostos a cepas de cianobactérias e amostras da comunidade fitoplanctônica.
Autor(es): VILAS BOAS, Layne do Amaral
Abstract: Este trabalho teve como propósito avaliar os efeitos agudos na espécie Paramecium caudatum quando exposto a cepas liofilizadas de cianobactérias produtoras e não produtoras da cianotoxina microcistina (MCs), assim como o efeito de quatro amostras da comunidade fitoplanctônica coletadas em 2007 num ambiente hipereutrófico (Lagoa de Jacarepaguá/RJ) em dois períodos amostrais (seco e chuvoso). O objetivo foi estabelecer o intervalo da concentração letal de massa celular a 50% da população (CL50). Os organismos utilizados nos ensaios foram coletados no Ribeirão José Pereira, em Itajubá/MG, isolados e mantidos em cultivo no laboratório. Foram realizados ensaios preliminares e definitivos de exposição aguda utilizando de massas liofilizadas de duas espécies de cianobactérias do gênero Microcystis, das linhagens NPCD-1, não produtora de MCs e MIRS-04, produtora de MCs em 2, 4, 6 e 8 horas de exposição. Os resultados indicaram que a cepa não produtora de MCs (NPCD-1) mostrou-se mais tóxica, com menores valores de CL50, comparado aos ensaios com a cepa produtora de MCs (MIRS-04). Estes valores foram CL50-8h de 48,13 e 86,96 mg.L ⁻¹de massa celular liofilizada, respectivamente. Quanto aos resultados com as amostras da comunidade fitoplanctônica foi observado maior efeito agudo para as amostras coletadas na estação chuvosa, com dominância de espécies de cianobactérias Aphanizomenon sp. e Planktothrix sp, quando comparadas às amostras da estação de estiagem, com dominância da diatomácea Thalassiosira sp, Synechocystis aquatilis e Oscillatoria sp. P. caudatum é um organismo-teste de fácil manutenção em laboratório e se mostrou adequado ao uso em ensaios ecotoxicológicos com amostras de ambientes eutrofizados, justamente por ser início da teia trófica, o que poderá proporcionar informações sobre estudos de bioacumulação ou biomagnificação.
metadata.dc.publisher.department: IRN - Instituto de Recursos Naturais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Meio Ambiente e Recursos Hídricos
Citação: VILAS BOAS, Layne do Amaral. Efeitos Agudos em paramecium caudatum (alveolata: ciliophora), expostos a cepas de cianobactérias e amostras da comunidade fitoplanctônica. 2018. 60 f. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Recursos Hídricos) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2018.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1962
Data do documento: 19-Abr-2018
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_2018166.pdf924,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.