Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1964
Tipo: Dissertação
Título: Educação Ambiental: análise de percepções e possíveis parcerias entre escolas e Unidades de Conservação
Autor(es): GILIOLI, Ligia de Almeida
Abstract: Buscando identificar parcerias e contribuições ao desenvolvimento da Educação Ambiental (EA), este trabalho analisou concepções e percepções sobre meio ambiente, EA e Unidades deConservação de diretores, coordenadores pedagógicos e seis turmas de quinto ano, de três escolas municipais, e os gestores da Reserva Biológica da Serra dos Toledos da cidade de Itajubá/MG. Os dados foram obtidos através de textos e questionários. A análise dos resultados dos textos ocorreu através do método de Análise de Conteúdo de Bardin (1977) adaptado permitindo a definição de cinco categorias: Naturalista, Antropocêntrica, Globalizante, Idílica e Romântica. Em relação à Concepção Naturalista, que foi a mais expressiva, identificada em aproximadamente 60% dos textos analisados, os resultados demonstraram que a maioria dos alunos compreende o ambiente como os aspectos naturais, principalmente a flora, deixando de lado as demais questões que complementam este contexto. A partir disto, foram analisadas as etapas do Processo Perceptivo em que se encontram os alunos, através da definição teórica depercepção ambiental de Del Rio (1996), pelas seguintes etapas: sensações, motivação, cognição, conduta e avaliação. As categorias identificadas permaneceram nas primeiras etapas do processo perceptivo, demonstrando que o ensino é pouco vinculado à realidade local. Os questionários mostraram que há pouco conhecimento por parte dos alunos sobre Meio Ambiente, tanto os alunos quanto os gestores escolares desconhecem o que são UCs e seu papel, sendo este um dos maiores impedimentos a parcerias, e ainda, que os gestores, tanto escolares quanto da UC têm pouca compreensão sobre EA e sua aplicabilidade. Com relação a possíveis parcerias, os resultados foram considerados satisfatórios, principalmente por parte das escolas que demonstraram disposição em formar uma parceria com a UC para fortalecer a EA e a criticidade dos alunos. Conclui-se a importância da utilização das UCs como espaços de aprendizagem, ainda que os dados demonstrem que este é um processo lento, visto que o conhecimento sobre EA, UC e preservação, ainda precisa ser expandido nas escolas e na comunidade.
metadata.dc.publisher.department: IRN - Instituto de Recursos Naturais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Meio Ambiente e Recursos Hídricos
Citação: GILIOLI, Ligia de Almeida. Educação Ambiental: análise de percepções e possíveis parcerias entre escolas e Unidades de Conservação. 2019. 133 f. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Recursos Hídricos) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1964
Data do documento: 15-Mar-2019
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_2019073.pdf3,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.