Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1968
Tipo: Dissertação
Título: Modelagem Hidrodinâmica com a integração do mapeamento das inundações do rio Sapucaí do município de Itajubá/MG
Autor(es): MARCIANO, Alexandre Germano
Abstract: As inundações são fenômenos naturais que podem gerar grandes danos e, em função das açõesantrópicas, como ocupação desordenada, obras projetadas de maneira errôneas ou por má gestão, tem seus impactos potencializados. Em Itajubá, município localizado no sul do estado de Minas Gerais, já foram registrados diversos eventos de inundação, desde sua fundação, sendo o último grande evento ocorrido em janeiro de 2000. O objetivo desse trabalho é simular este evento no programa HEC RAS, partir da modelagem a montante de Itajubá, e a partir do hidrograma do evento, considerando a rede de drenagem do município, gerar manchas de inundação usando o programa Global Mapper. Os resultados das simulações obtidas foram analisados e comparados com os dados históricos e se mostraram coerentes ao que ocorreu no evento do ano de 2000, considerando as devidas modificações de topografia ao longo dos últimos anos.
metadata.dc.publisher.department: IRN - Instituto de Recursos Naturais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado Profissional - Engenharia Hídrica
Citação: MARCIANO, Alexandre Germano. Modelagem Hidrodinâmica com a integração do mapeamento das inundações do rio Sapucaí do município de Itajubá/MG. 2019. 103 f. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Recursos Hídricos) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1968
Data do documento: 22-Fev-2019
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_2019077.pdf3,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.