Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1969
Tipo: Dissertação
Título: Obtenção de Complexos de Lantanídeos com Espiropiranos e Estudo de suas Propriedades Eletrônicas.
Autor(es): REIS, Izadora Fonseca
Abstract: No presente trabalho foi realizada a síntese, caracterização eletrônica e estrutural do espiropirano SPCOOH e a utilização do mesmo como ligante fotocrômico na coordenação com os metais da série dos lantanídeos (La, Ce, Eu, Nd, Yb e Er). Os complexos foram sintetizados e caracterizados por espectroscopia eletrônica de absorção UV-vis e análise vibracional (FTIR-ATR). Os resultados obtidos por essas técnicas mostraram deslocamentos consideráveis, indicando que houve uma complexação. Realizou-se um estudo cinético com a finalidade de verificar a estabilidade dos complexos em solução e um estudo de reversibilidade do complexo LaMC, com o intuito de analisar a eficiência do mesmo quando exposto a diferentes radiações eletromagnéticas. Os resultados obtidos mostraram que todos os complexos são instáveis em solução de DMF. O complexo LaMC apresentou estabilidade em acetonitrila e o mesmo foi pouco eficiente no estudo de reversibilidade. Além desses estudos, o complexo LaMC e o ligante apresentaram a propriedade fluorescente em solução de THF e ambos foram submetidos a um estudo solvatocrômico, para o qual apresentaram essa propriedade. Os complexos LaMC, CeMC e EuMC apresentaram propriedades fluorescentes no estado sólido. Devido a baixa eficiência e instabilidade, o complexo LaMC foi imobilizado em uma matriz polimérica de policaprolactona, por meio da formação de fibras pela técnica de eletrofiação. As fibras foram caracterizadas pelo aspecto macroscópico, ou seja, mudança de cor frente a radiação UV e luz visível. E foram obtidas imagens por microscopia eletrônica de varredura, análise de superfície e análise termogravimétrica das mesmas.
metadata.dc.publisher.department: IFQ - Instituto de Física e Química
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Multicêntrico em Química de Minas Gerais
Citação: REIS, Izadora Fonseca. Obtenção de Complexos de Lantanídeos com Espiropiranos e Estudo de suas Propriedades Eletrônicas. 2019. 74 f. Dissertação (Mestrado Multicêntrico em Química de Minas Gerais) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1969
Data do documento: 28-Fev-2019
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_2019078.pdf3,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.