Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/197
Tipo: Dissertação
Título: Aplicação da Técnica de Scaffolding para a Criação de Sistemas CRUD.
Autor(es): MAGNO, Danillo Goulart
Abstract: A maioria dos sistemas computacionais comerciais utilizam algum tipo de banco de dados para o armazenamento persistente de informações. Esses sistemas geralmente possuem operações de inserção, leitura, edição e remoção dessas informações, e são conhecidos como sistemas CRUD. A codificação dessas operações demanda tempo, e, consequentemente, recursos. Scaffolding é uma técnica que utiliza a camada de modelo do padrão MVC para gerar automaticamente as camadas de visão e controle de um sistema CRUD. Isso aumenta a produtividade do desenvolvedor de softwares. Este trabalho propõe a implementação de um sistema que utiliza-se da técnica de scaffolding para automatizar o processo de criação de sistemas CRUD. O sistema Metaffolder foi desenvolvido para cumprir esta proposta e adicionou a técnica de scaffolding ao framework Play. O Metaffolder possui um mecanismo que utiliza reflexão e anotações para extrair os metadados de todas as classes de modelo. Os templates das classes de visão e controle foram criados visando maior usabilidade do sistema CRUD gerado. A combinação dos metadados extraídos e dos templates predefinidos resultaram na geração dos códigos-fonte das camadas de visão e controle. Foram realizados experimentos que compararam o aumento de produtividade ao se utilizar a técnica de scaffolding dos softwares Metaffolder e Rails. Também foram comparados os níveis de usabilidade desses softwares em relação à técnica de scaffolding, e dos sistemas CRUD gerados pelo uso dela. Os resultados comprovaram o aumento de produtividade ao se utilizar scaffolding, assim como bons níveis de usabilidade do software Metaffolder e do sistema CRUD gerado pela técnica.
metadata.dc.publisher.department: IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Ciência e Tecnologia da Computação
Citação: MAGNO, Danillo Goulart. Aplicação da Técnica de Scaffolding para a Criação de Sistemas CRUD. 2015. 99 f. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia da Computação) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2015.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/197
Data do documento: 29-Set-2015
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_magno_2015.pdf1,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.