Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1973
Tipo: Dissertação
Título: Interdisciplinaridade no estudo de artefatos cerâmicos com a técnica de Raku na cidade de Cunha/São Paulo.
Autor(es): MACHADO JUNIOR, Wilton Antônio
Abstract: Esta pesquisa tem como objetivo geral compreender a interação entre o ceramista, as tecnologias, os materiais e os artefatos pelo viés da teoria ator-rede, da engenharia de materiais, do design e território e do design de superfície, no ateliê Adamas, no município de Cunha, São Paulo, Brasil. Como objetivos específicos, a pesquisa visa investigar, via análise sociotécnica, o processo de confecção dos artefatos cerâmicos elaborados com a técnica de raku; caracterizar as propriedades microestruturais das cerâmicas; estudar os artefatos cerâmicos sob a óptica do design de superfície por meio das abordagens representacional, estrutural e relacional; e, analisar, pela perspectiva do design e território, as relações entre os artefatos confeccionados com a técnica de raku e o território no qual é produzido, Cunha-SP. Para tanto, como caminho metodológico, foi realizado um workshop no ateliê cerâmico Adamas, com a proposta de: a) ser um mecanismo pontual de socialização da ciência e tecnologia, b) entender as dinâmicas do ceramista e as redes que o permeiam, c) coletar amostras para as análises microestruturais e d) adquirir os artefatos confeccionados durante o workshop para submetê-los às análises sob a perspectiva do design e território e do design de superfície; além disso, utiliza-se a análise sociotécnica no ateliê Adamas para acompanhar os processos, produtos e seus elementos que constituem uma pesquisa no laboratório, rastreando os humanos e não-humanos no processo de criação dos híbridos, que ligam o ceramista e os materiais ao seu território. Ademais, utilizou-se a engenharia de materiais, por meio da ceramografia para auferir análises microestruturais, de dimensionamento dos corpos de prova cerâmicos. Por fim, no campo do design, foi realizada a fotometria e a digitalização 3D para análises sob a óptica do design e território e do design de superfície. Com a construção da pesquisa, observou-se as relações entre os atores humanos e não-humanos, mediadores e intermediários, no exército de atores convocados a fazer parte da construção do artefato, como a argila, os fornos, os baldes, torno, água, gás, experiências, técnicas, ceramista, esmaltes, engobes, fogo, entre outros. Os atores: ceramista, tecnologias e materiais se revezam como mediadores e intermediários durante todo o tempo.
metadata.dc.publisher.department: IRN - Instituto de Recursos Naturais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade
Citação: MACHADO JUNIOR, Wilton Antônio. Interdisciplinaridade no estudo de artefatos cerâmicos com a técnica de Raku na cidade de Cunha/São Paulo. 2019. 135 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologia e Sociedade) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1973
Data do documento: 11-Abr-2019
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_2019082.pdf2,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.