UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1977
Tipo: Dissertação
Título: Uma abordagem de campos para o efeito Aharonov-Bohm.
Autor(es): SOUZA, Marcos Rogério de
Abstract: Neste trabalho de dissertação propomos uma interpretação para o efeito Aharonov-Bohm em termos da interação entre os campos eletromagnéticos. Nesta proposta, o campo gerado pela função de onda carregada interage com o campo de Aharonov-Bohm, produzido por uma fonte externa. Inicialmente, apresentamos uma revisão sobre a interpretação usual do efeito, bem como uma proposta de interpretação em termos de campos por abordagens semiclássicas. Então, apresentamos uma formulação lagrangeana de uma teoria não-relativística de campo que descreve a interação entre uma partícula quântica carregada e o campo eletromagnético clássico, incluindo fontes externas. Determinamos então os campos eletromagnéticos gerados pelo campo não relativístico e sua energia de interação com a fonte externa. Para o rotor quântico, mostramos que a mudança no espectro de energia de uma partícula carregada devido à presença do potencial de Aharonov-Bohm pode ser interpretada como a energia de interação do sistema. Para os casos de espalhamento, mostramos que é possível obter a mudança de fase das partículas como consequência da evolução temporal do sistema. Por fim, mostramos que na presença de materiais lineares e isotrópicos, o efeito depende da permissividade elétrica e permeabilidade magnética do meio.
Citação: SOUZA, Marcos Rogério de. Uma abordagem de campos para o efeito Aharonov-Bohm. 2019. 96 f. Dissertação (Mestrado em Física) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1977
Data do documento: Mar-2019
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_2019086.pdf2,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.