Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1981
Tipo: Dissertação
Título: Morfologia urbana e suas vivências: Estudo de caso sobre uma nova centralidade urbana em Itajubá/MG.
Autor(es): PEDROSA, Pedro Torres de Melo
Abstract: Dentro da área de “Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade”, realizou-se esta pesquisa interdisciplinar sobre desenvolvimento urbano, a partir da redefinição das centralidades urbanas, que tem sido capaz de reorganizar a reprodução do capital diante da crise da industrialização pós década de 1970. Dessa forma, as novas centralidades urbanas alteram a morfologia da cidade e as vivencias reproduzidas nela, provocando profundas rupturas nas dinâmicas sociais e econômicas. A presente pesquisa norteia-se pela seguinte pergunta: quais implicações do crescimento do bairro Estiva na morfologia urbana e nas vivências dos moradores do bairro? Justifica-se na ampliação da percepção da sociedade sobre os impactos de uma nova centralidade urbana, de forma a contribuir no debate sobre questões urbanas do município estudado. Considerando indícios de uma nova centralidade urbana em Itajubá (MG), a pesquisa tem como objetivo geral verificar as implicações do crescimento do bairro Estiva na morfologia urbana e nas vivências dos moradores do bairro. Como objetivos específicos buscou-se: (i) evidenciar o crescimento do bairro Estiva nos últimos 30 anos; (ii) realizar diagnóstico do bairro Estiva quanto ao uso e ocupação do solo; (iii) verificar o possível surgimento de uma nova centralidade urbana em Itajubá (MG); e, (iv) investigar a percepção de moradores sobre o crescimento do bairro Estiva. Como metodologia de pesquisa partiu-se para uma pesquisa quali-quanti. Utiliza-se como técnicas de coleta de dados secundários o levantamento documental, englobando a legislação pertinente e imagens orbitais de alta resolução. A coleta de dados primários será obtida através da aplicação de entrevistas semiestruturadas, aplicadas nos moradores da região estudada e em servidores da prefeitura municipal de Itajubá (MG). O processamento e análise de dados deram-se por meio da análise de conteúdo por frequência e por categorias temáticas, além do uso de técnicas de geoprocessamento de imagens de satélite. Como resultados apresenta-se que o bairro Estiva cresceu a taxas maiores que o resto da cidade nos últimos 30 anos, ao passo que conta com 87% de sua área ainda não construída. Ao final apresentam-se as percepções dos moradores sobre crescimento do bairro Estiva, indicando mudanças profundas na morfologia e nas vivências dos moradores. Verificou-se que, de acordo com a literatura, a área pesquisada indica o surgimento de uma nova centralidade urbana.
metadata.dc.publisher.department: IRN - Instituto de Recursos Naturais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade
Citação: PEDROSA, Pedro Torres de Melo. Morfologia urbana e suas vivências: Estudo de caso sobre uma nova centralidade urbana em Itajubá/MG. 2019. 112 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologia e Sociedade) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1981
Data do documento: Mai-2019
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_2019087.pdf4,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.