Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1993
Tipo: Dissertação
Título: Capacidade de Hospedagem de Sistemas de Distribuição com Inserção de Geração Distribuída Utilizando o OpenDSS.
Autor(es): BRAGA, Mateus Dias
Abstract: O uso de sistemas distribuídos - principalmente de painéis solares fotovoltaicos – tem aumentado nos últimos anos. Promover o desenvolvimento de energias renováveis tornou-se um objetivo comum do Mundo e também do Brasil. A busca por fontes alternativas aliada à geração de energia limpa fez com que a energia solar fotovoltaica crescesse consideravelmente. Além disso, acordos como o Protocolo de Kyoto e Paris também influenciaram este crescimento. Um outro fator que vale a pena destacar é o barateamento do preço desta energia, uma vez que em décadas passadas era inviável, apresentando preços muito elevados. O crescimento deste tipo de energia por um lado é interessante, pois diversifica a matriz energética, diminui a dependência das grandes usinas hidrelétricas e/ou térmicas. Contudo, também gera incertezas e preocupações de natureza técnica, econômica e social. Dentro deste contexto, esta dissertação busca apresentar os impactos da geração distribuída no sistema elétrico de potência. Do ponto de vista técnico, são abordados os principais problemas relatados na literatura devido à alta inserção de sistemas distribuídos fotovoltaicos, tais como: sobretensão, harmônicos, desequilíbrio de tensão, capacidade térmica das linhas e dos transformadores, dentre outros. Desta forma, esta dissertação tem como objetivo analisar a capacidade de hospedagem de um sistema de distribuição frente à sobretensão e harmônicos. É utilizado o software OpenDSS juntamente com o MATLab para avaliar o sistema frente à elevada inserção de geração distribuída. São apresentados, comparados e discutidos alguns resultados e os fatores que influenciam diretamente nos valores da capacidade de hospedagem deste sistema teste (13 barras) frente a sobretensões e distorções harmônicas.
metadata.dc.publisher.department: IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Elétrica
Citação: BRAGA, Mateus Dias. Capacidade de Hospedagem de Sistemas de Distribuição com Inserção de Geração Distribuída Utilizando o OpenDSS. 2019. 94 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1993
Data do documento: 25-Abr-2019
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_2019099.pdf22,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.