UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1994
Tipo: Dissertação
Título: As redes da viola caipira artesanal de um Luthier do Sul de Minas Gerais.
Autor(es): LIMA, Matheus Leite Siqueira
Abstract: A pesquisa tem por objetivo de compreender a rede de atores da viola caipira artesanal, do luthier e violeiro Índio Cachoeira, da cidade de Alfenas, no sul de Minas de Gerais, por meio da pespectiva da Teoria Ator-Rede (TAR). Pretende-se com este estudo analisar a viola como artefato sociotécnico, mapear e descrever as redes de atores humanos e não-humanos (materiais e imateriais) que a afetam. Investigar através de documentos, entrevistas de campo as características e particularidades do instrumento musical pesquisado. A teoria ator-rede é utilizada para embasar os processos estruturais e metodológicos deste trabalho a fim de identificar e aplicar conceitos como: estabilizações, simetrias, associações, hibridismos, controvérsias e as traduções levantadas no projeto. Esta pesquisa científica busca também um viés interdisciplinar em novas abordagens sobre desenvolvimento, tecnologias e assuntos ligados à área musical.
Citação: LIMA, Matheus Leite Siqueira. As redes da viola caipira artesanal de um Luthier do Sul de Minas Gerais. 2019. 131 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologia e Sociedade) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1994
Data do documento: Mai-2019
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_2019100.pdf4,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.