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https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1995
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | OLIVEIRA, Josenildo Brito de | - |
dc.date.issued | 2019-03-29 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Josenildo Brito de. Gestão de Riscos Logísticos em Cadeias de Suprimentos: Otimização via Metamodelo de Simulação. 2019. 192 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1995 | - |
dc.description.abstract | Alguns tipos de riscos podem causar danos às cadeias de suprimentos, provocando rupturas nos fluxos de materiais e produtos acabados. Riscos logísticos se relacionam às falhas nos processos de transporte, armazenagem, produção e vendas. A gestão adequada desses riscos é fator crítico para a integração dos fluxos sob a responsabilidade da logística e operações, cujas atividades são frequentemente realizadas por provedores de serviços logísticos. Entretanto, observou-se a falta de procedimentos sistemáticos focados na gestão de riscos logísticos que melhor aproveitasse as vantagens da integração entre métodos de simulação e otimização. A pesquisa foi realizada em uma cadeia de suprimentos do segmento automotivo português, a partir de dados secundários disponíveis na literatura. Os problemas desse estudo foram: (a) quais os impactos dos riscos logísticos sobre o desempenho dessa cadeia? (b) sob a influência desses riscos, que ajustes no sistema logístico poderiam melhorar a resposta do arranjo aos impactos? Para solucionar tais questões, definiu-se como objetivo, mitigar os efeitos desses riscos a partir de um metamodelo de simulação para a otimização de parâmetros críticos. As atividades logísticas desempenhadas na cadeia de suprimentos foram escolhidas como objeto de estudo. Essa pesquisa foi classificada como aplicada, quantitativa e exploratória normativa, considerando, respectivamente, a sua natureza, a abordagem do problema e os objetivos. A simulação a eventos discretos, elaborada no ambiente Arena®, foi utilizada como método de pesquisa. A otimização Black Box, realizada através do software OptQuest®, foi empregada para projetar os parâmetros adequados para o sistema logístico. Um metamodelo de regressão baseado no método OLS foi desenvolvido a partir da projeção e implantação de experimentos, servindo para integrar as saídas do modelo de simulação às entradas do modelo de otimização. Inúmeras técnicas de verificação e validação foram empregadas para calibrar o modelo de otimização via simulação, tais como: implantação modular e análise de sensibilidade. Uma sistemática metodológica fundamentada na abordagem DMAIC foi elaborada para relacionar as etapas de gestão dos riscos logísticos e conduzir aos resultados dessa pesquisa, incluindo a identificação (Definir), avaliação (Mensuração), gestão (Melhoria e análise) e monitoramento (Controle) do risco logístico. Um evento de risco logístico foi inserido no modelo com o fim de reproduzir rupturas no fluxo físico de distribuição e permitir a avaliação dos seus impactos sobre o desempenho da cadeia. Os impactos foram medidos por meio do custo logístico total, do risco de ruptura e da taxa de nível de serviço. Estratégias de mitigação do risco logístico de transporte, como redundância e flexibilidade, foram testadas para minimizar simultaneamente custo e risco e maximizar a taxa de entrega. A solução sugerida pelo modelo multiobjetivo de otimização via simulação mostrou ser adequada e eficaz já que os ajustes no sistema logístico bloquearam as consequências da ruptura. A principal contribuição da pesquisa foi desenvolver procedimentos sistemáticos para melhorar a gestão de riscos logísticos no âmbito de cadeias de suprimentos a partir do uso combinado entre métodos de simulação e otimização. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Gestão de Riscos Logísticos em Cadeias de Suprimentos: Otimização via Metamodelo de Simulação. | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.place | Itajubá | pt_BR |
dc.pages | 192 p. | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Risco logístico | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | cadeia de suprimentos | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | metamodelo | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | simulação | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | otimização | pt_BR |
dc.keywords.english | Logistics risks | pt_BR |
dc.keywords.english | Supply chain | pt_BR |
dc.keywords.english | Metamodel | pt_BR |
dc.keywords.english | Simulation | pt_BR |
dc.keywords.english | Optimization | pt_BR |
dc.orientador.principal | LIMA, Renato da Silva | - |
dc.orientador.coorientador | MONTEVECHI, José Arnaldo Barra | - |
dc.place.presentation | Universidade Federal de Itajubá | pt_BR |
dc.pg.programa | Engenharia de Produção | pt_BR |
dc.pg.area | Engenharia de Produção | pt_BR |
dc.date.available | 2019-08-16T18:49:04Z | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-16T18:49:04Z | - |
dc.publisher.department | IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação: Doutorado - Engenharia de Produção | - |
Aparece nas coleções: | Teses |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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