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https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2001
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | SANTOS, Ivan Felipe Silva dos | - |
dc.date.issued | 2019-04-03 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Ivan Felipe Silva dos. Análise técnica e econômica de parques hidrocinéticos com base em previsões numéricas (CFD) e dados experimentais. 2019. 208 f. Tese. (Doutorado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2001 | - |
dc.description.abstract | Dentre os grandes desafios para a difusão do desenvolvimento hidrocinético em rios está à dificuldade em estimar o potencial energético, a análise de viabilidade econômica e o arranjo de turbinas do sistema. O presente trabalho propõe e aplica uma metodologia para estimar o potencial hidrocinético em termos energéticos e econômicos e para estudo do arranjo de um parque hidrocinético para dois rios do Norte do país. A metodologia aqui aplicada se baseia em simulações numéricas dos rios por meio dos softwares ANSYS CFX® e ANSYS FLUENT®, com auxilio de dados experimentais como batimetria e campanhas de medição de velocidade e vazão, para estudo dos pontos de velocidade máxima e planejamento da configuração das turbinas dentro das regiões de maior velocidade das seções transversais de um rio. Com a configuração do parque definida, fatores como número de turbinas, potencial disponível e aproveitado e viabilidade econômica puderam ser estimados. O projeto de uma turbina hidrocinética para operação nesta região de máxima velocidade e o estudo da esteira resultante da operação da mesma em um dos pontos de alta velocidade do rio também foi efetuado por meio da teoria do disco atuador. A potência obtida nos parques estudados foi de respectivamente, 109,5 e 31,5 kW. Os custos nivelados de geração estiveram situados entre de 75 e 125 USD/MWh, valores em geral pouco competitivos frente outras fontes renováveis no Brasil, como as eólica e PCHs. Quanto à viabilidade econômica de parques hidrocinéticos, conclui-se que a inserção dos parques no mercado de geração distribuída e o desenvolvimento de turbinas mais eficientes são aspectos que podem auxiliar a ampliação da atratividade financeira desta forma de geração. Quanto ao arranjo físico do parque a conclusão é que a esteira produzida pela inserção das turbinas se revelou influenciada pelas características do rio e das demais turbinas implantadas. Em âmbito geral conclui-se que metodologia desenvolvida se mostrou satisfatória para estudo das posições de turbinas em um rio sem que haja sobreposição dos efeitos das esteiras, para prospecção energética e estudo de viabilidade econômica do parque, auxiliando a superar os desafios ainda remanescentes para a difusão da tecnologia hidrocinética. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Análise técnica e econômica de parques hidrocinéticos com base em previsões numéricas (CFD) e dados experimentais. | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.place | Itajubá | pt_BR |
dc.pages | 208 p. | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Parque hidrocinético | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Modelagem numérica | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Potência hidrocinética | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Viabilidade econômica | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Esteira hidrocinética | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Arranjo de parques hidrocinéticos | pt_BR |
dc.keywords.english | Hydrokinetic plant | pt_BR |
dc.keywords.english | Numerical simulation | pt_BR |
dc.keywords.english | Economic feasibility | pt_BR |
dc.keywords.english | Hydrokinetic wake | pt_BR |
dc.keywords.english | hydrokinetic turbine arrangement | pt_BR |
dc.keywords.english | Hydrokinetic power | pt_BR |
dc.orientador.principal | CAMACHO, Ramiro Gustavo Ramirez | - |
dc.orientador.coorientador | TIAGO FILHO, Geraldo Lucio | - |
dc.place.presentation | Universidade Federal de Itajubá | pt_BR |
dc.pg.programa | Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.pg.area | Térmica, fluidos e maquinas de fluxo | pt_BR |
dc.date.available | 2019-08-16T20:42:42Z | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-16T20:42:42Z | - |
dc.publisher.department | IEM - Instituto de Engenharia Mecânica | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação: Doutorado - Engenharia Mecânica | - |
Aparece nas coleções: | Teses |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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tese_2019021.pdf | 10,76 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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