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https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2016
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | NERY, Jonathan Oliveira | - |
dc.date.issued | 2019-08-30 | - |
dc.identifier.citation | NERY, Jonathan Oliveira. Estudo experimental, via análise de vibrações, acerca da caracterização de desgaste em componentes mecânicos com diferentes combinações de lubrificantes e aditivos. 2019. 96 f. Dissertação. (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2016 | - |
dc.description.abstract | A eficiência de um lubrificante no controle do atrito e do desgaste de sistemas mecânicos está ligada à confiabilidade, consumo energético e vida útil de máquinas e equipamentos. A falta de controle da condição destas máquinas pode causar graves perdas de produção devido às falhas inesperadas. O monitoramento por vibrações mecânicas busca criar condições de identificar e avaliar potenciais falhas mecânicas ou elétricas em programas de manutenção preditiva, aplicada na identificação de defeitos como desbalanceamento, desalinhamento, defeito em rolamentos, falha de lubrificação, dentre outros. Neste trabalho, desenvolveu-se um estudo experimental, via análise de vibrações, a partir de amostras submetidas a desgaste por deslizamento, para diferentes combinações de óleos lubrificantes e aditivos. Realizou-se a correlação entre o desgaste gerado nas amostras, com os sinais vibracionais coletados durante os ensaios, para diferentes faixas de frequência. Analisou-se a superfície do desgaste via microscopia eletrônica de varredura (MEV) e sua composição por eletroscopia de energia dispersiva (EDS). Os resultados demonstram boa correlação entre algumas das faixas de frequência estudadas e o desgaste. Uma redução do desgaste médio foi registrada com o uso de aditivos, na condição de extrema pressão e velocidade de deslizamento de 0,49 m/s. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Estudo experimental, via análise de vibrações, acerca da caracterização de desgaste em componentes mecânicos com diferentes combinações de lubrificantes e aditivos. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.place | Itajubá | pt_BR |
dc.pages | 96 p. | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Vibrações mecânicas | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Atrito | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Desgaste por deslizamento | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Aditivos antidesgaste | pt_BR |
dc.keywords.english | Mechanical vibrations | pt_BR |
dc.keywords.english | Friction | pt_BR |
dc.keywords.english | Sliding wear | pt_BR |
dc.keywords.english | Anti-wear additives | pt_BR |
dc.orientador.principal | CUNHA JUNIOR, Sebastião Simões da | - |
dc.orientador.coorientador | SILVA, Gilbert | - |
dc.place.presentation | UNIFEI - Universidade Federal de Itajubá | pt_BR |
dc.pg.programa | Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.pg.area | Projeto, Materiais e Processos | pt_BR |
dc.date.available | 2019-10-10T12:48:24Z | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-10T12:48:24Z | - |
dc.publisher.department | IEM - Instituto de Engenharia Mecânica | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Mecânica | - |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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