Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2021
Tipo: Dissertação
Título: Valorização energética do Glicerol para a produção de BioHidrogênio e utilização da técnica de cogeração na indústria de biodiesel.
Autor(es): SOUZA, Túlio Augusto Zucareli de
Abstract: A crescente produção de biodiesel no Brasil e no mundo tem gerado um excesso de glicerol, cujos preços têm se tornado cada vez menores. A grande quantidade deste subproduto somada a seu decrescente valor econômico tem tornado a valorização energética do glicerol objeto de vários estudos, o que pode configurar uma opção de suprimento energético para a própria indústria de biodiesel por meio da chamada técnica de cogeração. Neste contexto, a viabilidade do suprimento de eletricidade e calor em uma planta de produção de biodiesel por meio de glicerol foi avaliada. Para tal, uma usina de biodiesel previamente simulada por Galarza (2017) foi utilizada para estimar a quantidade de glicerol e a demanda energética a serem aplicadas na simulação dos processos de queima e reforma a vapor do glicerol, ambos por meio do software computacional Aspen HYSYS™. Em seguida, o potencial de geração elétrica por meio de uma célula a combustível de óxido sólido foi avaliado por meio de modelagem matemática por meio do software MATLAB™. Por fim, uma análise econômica foi utilizada para avaliar a viabilidade da configuração proposta em um sistema real. Foi constatado que, embora a células de óxido sólido tenha apresentado ótimo potencial de conversão energética do gás de reforma, sendo capaz de gerar os 5,8 kW de eletricidade necessários, o aspecto econômico ainda se apresenta como uma dificuldade para a implementação de sistemas similares em situações reais. Tanto o custo de produção de hidrogênio quanto o custo final de eletricidade se mantiveram acima do valor de mercado, sendo a eletricidade, para todos os cenários, gerada a mais de 0,40 USD/kWh contra um valor médio de 0,12 USD/kWh praticado pela concessionária.
metadata.dc.publisher.department: IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Mecânica
Citação: SOUZA, Túlio Augusto Zucareli de. Valorização energética do Glicerol para a produção de BioHidrogênio e utilização da técnica de cogeração na indústria de biodiesel. 2019. 96 f. Dissertação. (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2021
Data do documento: 2-Ago-2019
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_2019115.pdf1,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.