Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2028
Tipo: Dissertação
Título: Análise do Desempenho das Proteções Diferenciais de Fase e Baseada em Sequência Negativa para Transformadores de Potência.
Autor(es): ANTUNES, Keli Cristine Silva
Abstract: Esse trabalho de dissertação propõe analisar o desempenho da proteção diferencial de sequência negativa em comparação com a proteção diferencial de fase. O trabalho é estruturado de forma a apresentar uma introdução e levantamento bibliográfico sobre o tema.Os fundamentos teóricos sobre os tópicos necessários para desenvolvimento e compreensão do trabalho são apresentados, sendo eles: transformadores de potência e as falhas as quais está sujeito, em especial, faltas entre espiras; componentes simétricos; proteção diferencial de fase e proteção diferencial de sequência negativa. Para as análises acerca do desempenho da proteção diferencial de sequência negativa, propõe-se a realização de testes em hardware-in-the-loop utilizando-se o Simulador Digital em Tempo Real (RTDS - Real-Time Digital Simulator) e um relé comercial para proteção de transformadores. Também são propostos testes com um relé de proteção diferencial virtual modelado no RTDS. Dois sistemas elétricos são modelados para aplicação das condições de falta. O primeiro sistema possui transformador com relação de tensão unitária e não há o deslocamento de fase entre os sinais do primário e secundário. Por sua vez, o segundo sistema envolve defasamento angular e diferentes níveis de tensão. As respostas para os testes, sob condições de falta, das proteções diferenciais de fase e de sequência negativa do relé comercial e do relé virtual são apresentadas. As faltas aplicadas consistem em curtos-circuitos entre espiras e faltas externas desbalanceadas. Além disso, foram aplicados diferentes níveis de carregamento nos transformadores a fim de verificar qual a influência desta condição na sensibilidade das proteções diferenciais. Por fim, é analisado o desempenho da proteção diferencial de sequência negativa sob as diferentes condições e apresentadas as conclusões.
metadata.dc.publisher.department: IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Elétrica
Citação: ANTUNES, Keli Cristine Silva. Análise do Desempenho das Proteções Diferenciais de Fase e Baseada em Sequência Negativa para Transformadores de Potência. 2019. 128 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2028
Data do documento: 1-Jul-2019
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_2019121.pdf14,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.