Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2046
Tipo: Dissertação
Título: Trabalho rural na cultura do morango em malformações congênitas
Autor(es): SILVA, Gabriela
Abstract: O estado de Minas Gerais é o maior produtor de morango e o quinto maior consumidor de agrotóxicos do Brasil. A elevada exposição de trabalhadores rurais a agrotóxicos utilizados na produção pode provocar desfechos desfavoráveis à saúde. O objetivo deste trabalho é investigar a associação entre a exposição a agrotóxicos utilizados na produção de morango e a ocorrência de malformações congênitas (MC) entre os filhos das trabalhadoras e dos trabalhadores. O estudo foi realizado com agricultores e agricultoras das zonas rurais de Bom Repouso, Estiva e Pouso Alegre, municípios do Sul do estado de Minas Gerais. A pesquisa utilizou como abordagem metodológica uma investigação epidemiológica observacional, com a utilização da técnica de regressão logística não-condicional. Foram aplicados à amostra de trabalhadores questionário semiestruturado para levantamento das variáveis de interesse. A prevalência de malformações congênitas encontrada foi de 5%. As variáveis significativas associadas ao desfecho encontradas foram: Escolaridade inferior a sete anos de estudo (RC: 0,09, IC95%: 0,01 – 0,88) e horas/dia de trabalho (RC: 1,609, IC95%: 0,94 – 2,71). O estudo transversal, com seus limites, permitiu analisar as variáveis que apresentaram associação significativa entre casos de malformação congênita entre os filhos dos trabalhadores produtores de morango. Além disso, pode oferecer contribuição para medidas de prevenção, como mais um argumento para esta questão relevante de saúde pública, que é o uso excessivo e a presença massiva de agrotóxicos na produção agrícola.
metadata.dc.publisher.department: IRN - Instituto de Recursos Naturais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Meio Ambiente e Recursos Hídricos
Citação: SANTOS, Gabriela. Trabalho rural na cultura do morango e malformações congênitas: estudo de associação. 2019. 76 f. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Recursos Hídricos) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2046
Data do documento: 9-Ago-2019
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertação_2019138.pdf1,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.