Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2050
Tipo: Dissertação
Título: Influências de forçantes atmosféricas e locais para a variedade pluviométrica ao longo do rio Paraíba do Sul
Autor(es): SILVA, Matias Sales
Abstract: Nas últimas décadas, a bacia do rio Paraíba do Sul, localizada na região Sudeste do Brasil, tem apresentado períodos extensos e/ou recorrentes de seca. Por conta da sua grande extensão geográfica, a bacia sofre influência de forçantes no que tange o aspecto de precipitação. O objetivo deste trabalho é a identificação dessas forçantes, sejam elas meteorológicas e/ou locais, que regulam o regime de chuvas em porções da bacia. Para tal, foi empregada a técnica de agrupamento, a qual, através de séries de dados de estações pluviométricas, divide a área de estudo em relação a homogeneidade da precipitação. A análise da climatologia de períodos secos e úmidos em cada área da bacia foi realizada através do Índice Padronizado de Precipitação (IPP), um índice que vem sendo amplamente utilizado pela comunidade científica. Por fim, para a identificação de fatores locais que se associam a precipitação orográfica, foi utilizado o número de Froude. Os resultados obtidos mostram que a bacia pode ser dividida em três setores com relação à chuva e que estes, podem apresentar respostas diferentes quando analisados de acordo com a utilização do IPP. A estas respostas, pode se associar um efeito local, a presença de um rebaixamento da serra do Mar, que favorece a entrada de ventos úmidos na porção média da bacia e auxilia na ocorrência da chuva orográfica.
metadata.dc.publisher.department: IRN - Instituto de Recursos Naturais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Meio Ambiente e Recursos Hídricos
Citação: SILVA, Matias Sales. Influências de forçantes atmosféricas e locais para a variedade pluviométrica ao longo do rio Paraíba do Sul. 2019. 83 f. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Recursos Hídricos) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2050
Data do documento: 11-Jul-2019
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertação_2019142.pdf8,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.