Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2054
Tipo: Dissertação
Título: Aplicação dos conceitos de manufatura enxuta em empresa de equipamentos elétricos com tipologia de produção engineer-to-order
Autor(es): GALHARDO, Israel
Abstract: Este projeto apresenta uma aplicação dos conceitos e ferramentas da Manufatura Enxuta (ME) em uma empresa de equipamentos elétricos com tipologia de produção Engineer-To-Order (ETO). Por meio da utilização da técnica do Mapeamento do Fluxo de Valor (MFV) e do método da Pesquisa-ação, buscou-se a eliminação de desperdícios em uma linha de produção com alta variedade de produtos e projetos, tendo como objetivos aumentar a produtividade e reduzir o Lead Time de fabricação e a necessidade de horas extras. Neste sentido, os ganhos obtidos foram um aumento de produtividade pela redução de 9,5% dos operadores necessários e uma redução de 61,7% no Lead Time de fabricação e de 75% na necessidade de horas extras. Além destas contribuições práticas, o trabalho também apresenta contribuições conceituais, primeiro, ao elaborar uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) para identificar as dificuldades, adaptações e recomendações já apontadas pelos principais periódicos referentes à aplicação dos conceitos e ferramentas da Manufatura Enxuta em ambientes Engineer-To-Order, e, em segundo, ao propor novas adaptações e recomendações, tais como sistemáticas para a determinação do tempo de ciclo das etapas de fabricação e para o balanceamento utilizando a multifuncionalidade dos operadores, bem como o controle de produção utilizando o tempo Pitch e não o tempo Takt, a implementação do fluxo contínuo para o lote de produção diário e a utilização de ferramentas como o Trabalho Padronizado e o Gerenciamento Visual.
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado Profissional - Administração
Citação: GALHARDO, Israel. Aplicação dos conceitos de manufatura enxuta em empresa de equipamentos elétricos com tipologia de produção engineer-to-order. 2019. 89 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) - Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2054
Data do documento: 26-Jun-2019
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertação_2019146.pdf2,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.