Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2068
Tipo: Dissertação
Título: Alterações nas propriedades físicas e mecânicas do cimento com a substituição parcial das frações de areia por biochar proveniente da gaseificação de resíduos sólidos urbanos
Autor(es): PEDREIRA, Juliano Romanzini
Abstract: A sociedade moderna vive uma época em que o consumo é cada vez mais acelerado. Como resultado, a produção de resíduos, principalmente os gerados nas cidades, cresceu sobremaneira e ultrapassou um bilhão de toneladas geradas no mundo no ano de 2016. Nesse contexto, é urgente a implementação de soluções para reutilizar, reciclar ou reaproveitar esses resíduos. Dentre as várias propostas, a gaseificação tem sido estudada por diversos pesquisadores, pois é uma maneira eficiente de gestão e destinação dos efluentes gasosos e demais resíduos sólidos urbanos. Neste sentido, o presente estudo apresenta uma investigação a respeito das alterações nas propriedades físicas e mecânicas do cimento com a substituição parcial das frações de areia descritas na Norma ABNT NBR 7215, por biochar proveniente da gaseificação de resíduos sólidos urbanos, com o objetivo de verificar a influência desse novo agregado na resistência do cimento. O biochar utilizado foi coletado na cidade de Itajubá, Minas Gerais, Brasil, na sede da UNIFEI. Os resultados alcançados permitiram evidenciar que ao se adicionar biochar, este prejudicou a trabalhabilidade da argamassa fresca. Nos testes de compressão, constatou-se uma grande redução em sua resistência mecânica, o que inviabiliza seu uso para fins estruturais. Nos testes químicos, verificou-se que o biochar apresentou em sua composição metais reativos quimicamente e bioacumulativos, os quais, o organismo humano não é capaz de eliminar, podendo gerar passivos ambientais se não forem devidamente manipulados. Foi concluído ser possível seu uso para concretos e argamassas não armadas e não estruturais em teores não superiores em 5% do total de agregado miúdo da mistura.
metadata.dc.publisher.department: IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Energia
Citação: PEDREIRA, Juliano Romanzini. Alterações nas propriedades físicas e mecânicas do cimento com a substituição parcial das frações de areia por biochar proveniente da gaseificação de resíduos sólidos urbanos. 2019. 114 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2068
Data do documento: 12-Jul-2019
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_2019160.pdf2,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.