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https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2080
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | ALVES, Roberta | - |
dc.date.issued | 2019-10-25 | - |
dc.identifier.citation | ALVES, Roberta. Modelagem e simulação baseada em agentes aplicada ao transporte urbano de cargas do comércio eletrônico-b2c. 2019. 141 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2080 | - |
dc.description.abstract | O Brasil é o país da América Latina líder em vendas do e-commerce. A maior parte das entregas acontecem à domicílio, de forma assistida (entrega a uma pessoa). Esse modelo de entrega resulta em um grande número de entregas não realizadas e tentativas de reentrega, podendo chegar até três tentativas de entrega para um mesmo pacote. Neste sentido, os Delivery Lockers (armários de entrega - DL) representam uma opção para entrega e consolidação das mercadorias. O objetivo deste estudo é avaliar a implantação dos Delivery Lockers como solução da última milha, considerando o comportamento e a interação entre os stakeholders do comércio eletrônico, por meio da Modelagem e Simulação Baseada em Agentes (MSBA). O modelo foi construído considerando os quatro principais stakeholders (clientes, loja do e-commerce, transportadora e DLs) envolvidos no processo de entregas. Também se utilizou a técnica de Projeto de Experimentos (Design of Experiment - DOE) para auxiliar a análise das variáveis. A ideia central foi apresentar um MSBA que possa ser utilizado como apoio á tomada de decisão. Foram simulados 84 cenários que consideram diferentes demandas diárias, variações nos parâmetros de entrada, implantação ou não dos DL e a exclusão ou não da política das três tentativas de entrega. Os cenários elaborados contam com o Grupo de Cenários Base, que se assemelham com a situação real, onde não existe o uso dos Delivery Lockers e existe as três tentativas de entrega e mais três Grupos de Cenários. O Grupo de Cenários Base apresentaram piores resultados. Os cenários que simulam uma maior demanda diária, embora forneçam maiores custos totais, apresentam até o menor custo por pedido, sendo até 56,7% menor que aqueles que simulam uma demanda diária menor. O MSBA mostrou que, os DLs representam uma solução melhor que os centro de distribuição para receber as entregas falhas, reduzindo as distâncias percorridas pelos clientes em até 60%.Comparando os cenários, constatou-se que a implantação dos DLs e a exclusão das três tentativas, simuladas pelo Grupo de Cenários 4, podem aumentar o número de pedidos entregues em 16,7 %, reduzir a distância percorrida pelos caminhões em até 28,1%, apresentar um aumento em até 79,1% no lucro líquido, além de incluir o ganho de hospedagem de pedidos, quando comparados com o Grupo de Cenários base. Essa configuração a que representa o sistema de entrega mais atraente para todos os envolvidos. A Modelagem e Simulação Baseada em Agentes (MSBA) se mostrou uma ferramenta útil para modelar o transporte urbano de mercadorias do e-commerce, sendo capaz de simular corretamente as interações entre os agentes e as ações tomadas por eles diante de diferentes situações. Além disso, esta técnica permitiu modelar e avaliar diferentes estratégias de entrega e obter resultados comparáveis para cada agente. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Modelagem e simulação baseada em agentes aplicada ao transporte urbano de cargas do comércio eletrônico-B2C | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.place | Itajubá | pt_BR |
dc.pages | 141 p. | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Modelagem e simulação baseada em agente | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Entregas de comércio eletrônico | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Armários de entrega | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Entregas com falha | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Transporte urbano de mercadorias | pt_BR |
dc.keywords.english | Agent-based simulation models | pt_BR |
dc.keywords.english | E-commerce deliveries | pt_BR |
dc.keywords.english | Delivery lockers | pt_BR |
dc.keywords.english | Failed deliveries | pt_BR |
dc.keywords.english | Urban freight transport | pt_BR |
dc.orientador.principal | LIMA, Renato da Silva | - |
dc.place.presentation | UNIFEI - Universidade Federal de Itajubá | pt_BR |
dc.pg.programa | Engenharia de Produção | pt_BR |
dc.pg.area | CNPQ::Engenharia de Transporte | pt_BR |
dc.pg.linha | Engenharia de Produção | pt_BR |
dc.date.available | 2019-11-25T10:59:39Z | - |
dc.date.accessioned | 2019-11-25T10:59:39Z | - |
dc.publisher.department | IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação: Doutorado - Engenharia de Produção | - |
Aparece nas coleções: | Teses |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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tese_2019031.pdf | 3,93 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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