Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Teses
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2080
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorALVES, Roberta-
dc.date.issued2019-10-25-
dc.identifier.citationALVES, Roberta. Modelagem e simulação baseada em agentes aplicada ao transporte urbano de cargas do comércio eletrônico-b2c. 2019. 141 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2080-
dc.description.abstractO Brasil é o país da América Latina líder em vendas do e-commerce. A maior parte das entregas acontecem à domicílio, de forma assistida (entrega a uma pessoa). Esse modelo de entrega resulta em um grande número de entregas não realizadas e tentativas de reentrega, podendo chegar até três tentativas de entrega para um mesmo pacote. Neste sentido, os Delivery Lockers (armários de entrega - DL) representam uma opção para entrega e consolidação das mercadorias. O objetivo deste estudo é avaliar a implantação dos Delivery Lockers como solução da última milha, considerando o comportamento e a interação entre os stakeholders do comércio eletrônico, por meio da Modelagem e Simulação Baseada em Agentes (MSBA). O modelo foi construído considerando os quatro principais stakeholders (clientes, loja do e-commerce, transportadora e DLs) envolvidos no processo de entregas. Também se utilizou a técnica de Projeto de Experimentos (Design of Experiment - DOE) para auxiliar a análise das variáveis. A ideia central foi apresentar um MSBA que possa ser utilizado como apoio á tomada de decisão. Foram simulados 84 cenários que consideram diferentes demandas diárias, variações nos parâmetros de entrada, implantação ou não dos DL e a exclusão ou não da política das três tentativas de entrega. Os cenários elaborados contam com o Grupo de Cenários Base, que se assemelham com a situação real, onde não existe o uso dos Delivery Lockers e existe as três tentativas de entrega e mais três Grupos de Cenários. O Grupo de Cenários Base apresentaram piores resultados. Os cenários que simulam uma maior demanda diária, embora forneçam maiores custos totais, apresentam até o menor custo por pedido, sendo até 56,7% menor que aqueles que simulam uma demanda diária menor. O MSBA mostrou que, os DLs representam uma solução melhor que os centro de distribuição para receber as entregas falhas, reduzindo as distâncias percorridas pelos clientes em até 60%.Comparando os cenários, constatou-se que a implantação dos DLs e a exclusão das três tentativas, simuladas pelo Grupo de Cenários 4, podem aumentar o número de pedidos entregues em 16,7 %, reduzir a distância percorrida pelos caminhões em até 28,1%, apresentar um aumento em até 79,1% no lucro líquido, além de incluir o ganho de hospedagem de pedidos, quando comparados com o Grupo de Cenários base. Essa configuração a que representa o sistema de entrega mais atraente para todos os envolvidos. A Modelagem e Simulação Baseada em Agentes (MSBA) se mostrou uma ferramenta útil para modelar o transporte urbano de mercadorias do e-commerce, sendo capaz de simular corretamente as interações entre os agentes e as ações tomadas por eles diante de diferentes situações. Além disso, esta técnica permitiu modelar e avaliar diferentes estratégias de entrega e obter resultados comparáveis para cada agente.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleModelagem e simulação baseada em agentes aplicada ao transporte urbano de cargas do comércio eletrônico-B2Cpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.placeItajubápt_BR
dc.pages141 p.pt_BR
dc.keywords.portugueseModelagem e simulação baseada em agentept_BR
dc.keywords.portugueseEntregas de comércio eletrônicopt_BR
dc.keywords.portugueseArmários de entregapt_BR
dc.keywords.portugueseEntregas com falhapt_BR
dc.keywords.portugueseTransporte urbano de mercadoriaspt_BR
dc.keywords.englishAgent-based simulation modelspt_BR
dc.keywords.englishE-commerce deliveriespt_BR
dc.keywords.englishDelivery lockerspt_BR
dc.keywords.englishFailed deliveriespt_BR
dc.keywords.englishUrban freight transportpt_BR
dc.orientador.principalLIMA, Renato da Silva-
dc.place.presentationUNIFEI - Universidade Federal de Itajubápt_BR
dc.pg.programaEngenharia de Produçãopt_BR
dc.pg.areaCNPQ::Engenharia de Transportept_BR
dc.pg.linhaEngenharia de Produçãopt_BR
dc.date.available2019-11-25T10:59:39Z-
dc.date.accessioned2019-11-25T10:59:39Z-
dc.publisher.departmentIEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Doutorado - Engenharia de Produção-
Aparece nas coleções:Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_2019031.pdf3,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.