Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2083
Tipo: Dissertação
Título: Desenvolvimento de sistema óptico com processamento de dados para monitoramento de deformações de barragens
Autor(es): TRAUTWEIN, Daniel Carlos Ribeiro
Abstract: Neste trabalho desenvolveu-se um equipamento didático e técnico para estudo em modelo reduzido para melhor compreensão dos fenômenos envolvidos no rompimento de barragens de terra. As estruturas foram representadas dentro de um canal de vidro permitindo a visualização da secção da barragem, o enchimento do reservatório e a coleta de dados de deformação antes do colapso da estrutura. A partir da realização de ensaios laboratoriais para caracterização do solo utilizado e da construção dos modelos, ficou evidente de que o experimento trata-se de uma excelente ferramenta de análise. Por meio do estudo experimental foi possível demonstrar a relação entre tempo e as tendências das deformações e deslocamentos que antecedem uma ruptura e, contudo indicar as áreas mais críticas em cada momento, favorecendo a sugestão de locais onde deve haver maior atenção quanto a inspeções e instalação de instrumentação de monitoramento. A partir da definição desses pontos críticos, foi desenvolvido um sistema que, integrando hardware e software é capaz de identificar e de informar aos responsáveis, em tempo real, qualquer variação comportamental indesejada. O sistema opera utilizando sensores que fazem a análise de distância da estrutura monitorada e, por meio de um processador auxiliar, transmite constantemente os dados coletados – conectados à rede e armazenados na “nuvem” – a um processador principal. Este processador recebe os dados e os compara com dados anteriores, realizando interpretações e conclusões, quanto à estabilidade da barragem e emite alertas e emite relatórios em formato de planilhas e gráficos que mostram detalhadamente os monitoramentos realizados nos períodos selecionados pelo usuário.
metadata.dc.publisher.department: IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Energia
Citação: TRAUTWEIN, Daniel Carlos Ribeiro. Desenvolvimento de sistema óptico com processamento de dados para monitoramento de deformações de barragens. 2019. 133 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2083
Data do documento: 12-Jul-2019
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertação_2019168.pdf6,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.