Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2084
Tipo: Dissertação
Título: “Projeto conceitual de uma planta industrial de geração de eletricidade a partir de cdr (1mwe)”
Autor(es): MARSIGLIA, Michael Corredor
Abstract: O objetivo deste trabalho é propor e pré-dimensionar uma usina de geração elétrica a partir de Combustível Derivado de Resíduo (CDR) para uma capacidade de 1 MWe, utilizando como ponto de partida os dados obtidos de uma planta piloto de produção de CDR com uma capacidade nominal de 500 kg/h e os resultados de testes experimentais de gaseificação que foram realizados no laboratório do NEST da Universidade Federal de Itajubá utilizando o ar como agente de gaseificação. Os resultados experimentais foram de grande utilidade para inferir e determinar as condições operacionais da planta que foi projetada. Tendo como finalidade determinar o desempenho do processo foram usadas informações de modelos matemáticos elaborados em trabalhos anteriores. Foi usada um modelo em CFD como ferramenta para projetar os reatores usados na usina de 1MWe, analisando o processo em função da Razão de Equivalência (RE) na faixa de 0,25 até 0,45 e sua relação na composição do gás de síntese (CO, CH4 e H2) junto com o poder calorifico inferior do gás (PCIg). Foram analisados três cenários econômicos possível para determinar a viabilidade econômica do projeto da planta, variando a preço de venda da eletricidade (0,18 até 0,31 $R/kWh), variando as taxas contratuais para a disposição do RSU de acordo ao tamanho do município e variando a taxa de juros na faixa de 5% até 10%. Concluiu-se que este projeto é viável para municípios pequenos (menos de 100.000 habitantes) por que foi onde se apresento o maior VPL (R$ 19.248.536) com uma TIR de 23,67% isto devido a que taxa para sua disposição é maior comparada com outros casos estudados.
metadata.dc.publisher.department: IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Energia
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2084
Data do documento: 1-Ago-2019
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertação_2019169.pdf3,91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.