Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2089
Tipo: Dissertação
Título: A evolução dos sistemas energéticos no brasil frente aos objetivos de desenvolvimento sustentável
Autor(es): CARVALHO, Nilton José de
Abstract: Este trabalho apresenta a situação brasileira no que diz respeito aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), iniciativa lançada pelas Nações Unidas em 2015, apresentando dados sobre energia sustentável, como produção, acesso, demanda, eficiência e cobertura de serviços de energia entre a população. Os dados empregados nesta análise foram retirados de órgãos oficiais do governo, responsáveis por estatísticas, planos e metas para o desenvolvimento no setor de energia. Este estudo justifica-se pela preocupação global com perspectivas de sustentabilidade e a correlação entre produção e uso de energia, considerando o crescimento populacional, a limitação dos recursos naturais, a produção de alimentos e a poluição atmosférica decorrente do uso de combustíveis fósseis. Na década de 80, o termo sustentabilidade foi definido como a capacidade de um indivíduo ou de um grupo de indivíduos atender às suas necessidades em um ambiente sem causar impactos nesse ambiente, e também garantir as mesmas condições para as gerações futuras. Como grande produtor de energia, o Brasil tem um grande potencial de produção de energia a partir de recursos naturais, exigindo saber quanto é produzido de maneira sustentável e eficiente, e também quem tem acesso à energia. O presente estudo indicou que o Brasil produz e utiliza energia predominantemente proveniente de recursos renováveis, bem como implantou nas últimas décadas programas nacionais para permitir que a maioria da população brasileira tenha acesso à energia moderna. Entretanto, as estratégias de eficiência energética, no marco dos objetivos propostos no âmbito dos ODS, devem ser reforçados.
metadata.dc.publisher.department: IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Energia
Citação: CARVALHO, Nilton José de. A evolução dos sistemas energéticos no brasil frente aos objetivos de desenvolvimento sustentável. 2019. 87f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2089
Data do documento: 8-Nov-2019
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_2020001.pdf2,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.