UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/209
Tipo: Dissertação
Título: Desenvolvimento local e sustentabilidade: O caso de Piranguinho - MG.
Autor(es): BERNARDES, Elizabethe Aparecida Bitencour
Abstract: Este trabalho circunscreve-se sobre o tema do desenvolvimento local sustentável, especificamente no que diz respeito aos discursos e à prática da administração municipal de Piranguinho, município de pequeno porte, no sul de Minas Gerais. Proposta desenvolvida a partir de entrevistas, semiestruturadas, realizadas com gestores públicos e autoridades municipais que trabalham o tema desenvolvimento e sustentabilidade, com recorte temporário de 2005 a 2013. Objetiva-se compreender as concepções de desenvolvimento na visão dos administradores públicos, enquanto constituição de ações e de possibilidades de desenvolvimento local, com sustentabilidade. Estas ações estão atreladas às condições econômicas, espaciais e políticas do município, o que pressupõe, enquanto objetivo específico, compreender as articulações entre o poder local, as noções de desenvolvimento, de sustentabilidade e de participação popular. Desse universo de preocupação é que se propõe a reflexão das posturas adotadas que incidem diretamente nas ações em torno do que se denomina desenvolvimento local no mundo contemporâneo. A hipótese, baseada no conceito de qualidade de vida, relaciona-se às propostas de desenvolvimento, tendo a realidade local como pilar de sustentação, mesmo que isso se contraponha à lógica imposta pela sociedade contemporânea, advinda das práticas neoliberais, que a levaram à internacionalização da economia e à padronização dos modelos de desenvolvimento, movimento intensificado no fim da década de 1980. Em síntese, aponta-se que as perspectivas de incorporação de políticas públicas sustentáveis, além de não envolverem atores sociais no processo, demonstram incapacidade de apresentar aspecto integrador da transformação na organização urbanística.
Citação: BERNARDES, Elizabethe Aparecida Bitencour. Desenvolvimento local e sustentabilidade: O caso de Piranguinho - MG. 2015. 141 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade), Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2015.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/209
Data do documento: Jul-2015
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_bernardes_2015.pdf1.55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.