UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2095
Tipo: Dissertação
Título: O uso de textos de divulgação científica em livros didáticos de química aprovados no PNLD 2018
Autor(es): VALÉRIO, ,Jéssica Santos
Abstract: O livro didático (LD) e o texto de divulgação científica (TDC) são amplamente discutidos e abordados na literatura. Na educação em ciências, caracterizam-se como grandes atores no processo de ensino e aprendizagem e, quando articulados, configuram uma alternativa para tornar a aprendizagem escolar mais efetiva. Nessa perspectiva, a incorporação de TDC em LD de ciências tem se apresentado como uma estratégia na educação, uma vez que ao apresentarem uma linguagem mais acessível e temáticas atuais, possibilitam a articulação do discurso científico ao discurso didático, ampliando as relações que o aluno pode estabelecer entre o conhecimento formal (escolar) e o não-formal. Nesse contexto, buscamos nessa investigação analisar a inserção de TDC nos LD de química do Ensino Médio, aprovados no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) do ano de 2018. A pesquisa, de natureza qualitativa, é do tipo documental e apresenta como corpus de análise os três volumes das seis coleções aprovadas pelo programa. Com base na Análise Textual Discursiva para o tratamento dos dados, foram estabelecidas categorias emergentes com o intuito de investigar os TDC quanto à sua fonte de origem, sua função e formas de apresentação nos LD e relações com o currículo escolar. Foram também analisadas, como categoria a priori, as características discursivas dos TDC, segundo o referencial de Zamboni (2001), a respeito dos traços de didaticidade, cientificidade e laicidade inerentes ao discurso da divulgação científica. Identificamos o total de 217 TDC distribuídos entre os LD investigados e, de acordo com os resultados obtidos, verificamos a predominância de TDC oriundos de portais da internet, utilizados, principalmente, como um meio de contextualização para os conceitos químicos. Apresentados, sobretudo, na forma de trechos adaptados de suas fontes originais. Quanto às relações que esses TDC estabelecem com o currículo escolar, a preferência dos autores se deram, principalmente, em incorporar TDC com temáticas mais voltadas às relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade, na tentativa de fornecer informações atuais que articulem diversas áreas da ciência e, ao mesmo tempo, estimulem a reflexão e posicionamento crítico dos estudantes. Nos aspectos do discurso da DC presentes nos textos, o traço de cientificidade foi o mais recorrente nos TDC analisados, funcionando como um meio de aproximação do conteúdo didático à práxis científica. Nesse contexto, a inserção dos TDC nos LD de química representa um caminho para os autores na melhoria do LD, associando diferentes discursos ao discurso didático e contribuindo para a construção da educação química de uma forma mais rica e dinâmica, estabelecendo também relações entre cultura e cultura científica.
Citação: VALÉRIO, Jéssica Santos. O uso de textos de divulgação científica em livros didáticos de química aprovados no PNLD 2018. 2019. 148 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2095
Data do documento: 4-Nov-2019
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_2020005.pdf1,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.