Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2101
Tipo: Dissertação
Título: Fragmentação da terra no município de Piranguinho
Autor(es): BERNARDES, Karinne Borges
Abstract: O crescimento demográfico de Piranguinho, apontado para zona urbana, contrapõe-se ao fato de que a área legalmente destinada à zona urbana é espaço notadamente menor que a zona rural. Os espaços urbanos e rurais estão interligados, fazendo-se necessária a reflexão acerca da “urbanização no rural”, na busca da compreensão das ameaças sofridas pelas investidas do urbano no “espaço de vida” rural, dando voz aos sujeitos que têm a terra como instrumento de reprodução econômica e social. Esses sujeitos são os agricultores e agricultoras familiares, denominados unidades familiares e suas perspectivas sobre o espaço rural ocupado, como modo de reforçar as formas de viver e existir dessa população, contribuindo para o real desenvolvimento local. O objetivo deste trabalho é compreender como o fracionamento do espaço rural, com finalidade de exclusiva moradia, ameaça a agricultura de base familiar no município de Piranguinho, afetando as atividades agropecuárias e o desenvolvimento rural. O fracionamento do espaço rural em áreas menores que o módulo rural dificulta ao ocupante da terra o sustento pela atividade rural em terra própria e incentiva a pressão imobiliária, afetando o desenvolvimento local. Os objetivos específicos da pesquisa são explicar de que forma o fracionamento do espaço rural com destinação de exclusiva moradia interfere nas práticas de atividades agropecuárias dos agricultores e agricultoras familiares e nos “espaços de vida” dessa população; assim como identificar os bairros rurais com maior fracionamento do espaço e os motivos deste fracionamento pelas abordagens de classificação do espaço urbano-rural e do desenvolvimento rural. A pesquisa é qualitativa, com dados quantitativos em virtude de se tratar o sujeito de estudo de todas as unidades familiares do município de Piranguinho. Os dados foram coletados em 102 unidades familiares agricultoras do município, bem como junto ao técnico de assistência e extensão da EMATER local, por meio de entrevistas de roteiro semiestruturado, que aconteceram entre maio e setembro de 2019. Em análise aos dados apresentados, verificou-se que as unidades familiares sofrem ameaças pelo fracionamento do espaço rural em áreas inferiores ao módulo rural com finalidade de exclusiva moradia, provocando a diminuição das águas, diminuindo os espaços de produção, diminuindo a segurança, aumentando a pressão imobiliária sobre a terra e diminuindo a mão de obra rural. Todas essas modificações que trazem alteração no “espaço de vida”, imbricadas com a desvalorização dos produtos e da própria agricultura familiar deve ser objeto de reflexão.
metadata.dc.publisher.department: IRN - Instituto de Recursos Naturais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade
Citação: BERNARDES, Karinne Borges. Fragmentação da terra no município de Piranguinho: ameaças à agricultura familiar. 2019. 151 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologia e Sociedade) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2101
Data do documento: 21-Nov-2019
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_2020011.pdf3,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.