Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/211
Tipo: Dissertação
Título: Pensar além do PIB: Mensuração da felicidade no Município de Lorena/SP (2014).
Autor(es): BARBOZA NETO, Alberto Luiz
Abstract: Este trabalho propõe uma reflexão sobre a complexa relação entre desenvolvimento e felicidade. A princípio, seria lógico e coerente pensar que haveria uma alta correlação, quase uma identificação, entre as duas coisas. Coletividades desenvolvidas do ponto de vista econômico e social seriam mais felizes do que as menos desenvolvidas. A pesquisa procura discutir teoricamente e avaliar empiricamente se os resultados de indicadores de desenvolvimento baseados na riqueza material e no avanço social, como o Produto Interno Bruto- (PIB) e o Índice de Desenvolvimento Humano - (IDH), seriam coerentes com os resultados de um indicador de felicidade, como a Felicidade Interna Bruta - (FIB). Parte-se para essa discussão com a hipótese de que o avanço da riqueza material e das condições sociais não se traduz imediatamente em felicidade. Isso revelaria a necessidade de se considerar indicadores que vão além do PIB na formulação de políticas públicas. Diante disso, os objetivos da pesquisa são: 1) discutir criticamente os indicadores de desenvolvimento; 2) apresentar o FIB como indicador de felicidade e, finalmente, 3) compreender a hipótese de partida com a análise deste indicador para bairros selecionados da cidade de Lorena/SP. Argumenta-se que o FIB pode ser um indicador interessante para complementar o IDH e o PIB. Para isso o mesmo foi aplicado na cidade de Lorena/SP através de questionários estruturados, a fim de captar elementos das vidas das pessoas que ficam de fora nos indicadores tradicionais, os mais utilizados por governos na formulação de politicas públicas. Por fim, o percurso realizado neste trabalho mostra que as discussões sobre o FIB ainda são bastante embrionárias e que precisam ser aprofundadas. Logo, o FIB é um indicador importante e complementar ao PIB e ao IDH, porque capta informações não consideradas por esses dois indicadores.
metadata.dc.publisher.department: IRN - Instituto de Recursos Naturais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade
Citação: BARBOZA NETO, Alberto Luiz. Pensar além do PIB: Mensuração da felicidade no Município de Lorena/SP (2014). 2015. 100 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade), Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2015.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/211
Data do documento: 16-Jun-2015
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_barboza_neto_2015.pdf3,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.