Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2112
Tipo: Dissertação
Título: Uso da manutenção centrada em confiabilidade em indústrias de asas rotativas
Autor(es): SILVA, Lucas Vieites
Abstract: Com a necessidade de ampliar o portfólio de opções de contratos de manutenção de aeronaves, uma oportunidade vislumbrada por empresas deste seguimento está ligada a enriquecer seus processos de reparo com o uso mais evidente de ferramentas da qualidade. Tais oportunidades abrem o caminho para validação do uso da manutenção centrada em confiabilidade (MCC) em oficinas especializadas em realizar inspeções de rotina em aeronaves de asas rotativas. Sendo assim, o uso da MCC passa a ser um diferencial qualitativo no momento de oferecer um contrato de manutenção por hora de voo, utilizando uma combinação de atividades que analisam todo o cenário que envolve um processo de manutenção e reparo, estudando o comportamento dos componentes críticos e auxiliando na tomada de decisão referente a qual modo de manutenção deve ser aplicado, corretivo, preventivo ou preditivo. As aplicações das atividades essenciais da MCC auxiliam a maximizar a vida útil dos componentes, que neste caso está direcionado a uma aeronave de asas rotativas. Com o estreitamento deste monitoramento dos componentes é possível redigir relatórios confiáveis sobre quais discrepâncias um determinado modelo tende a apresentar de acordo com as condições e quantidade de horas voadas. Essas análises, em conjunto com ferramentas de gerenciamento de suprimentos, auxiliam no processo de inspeção programada sendo possível prever quais materiais passarão por processos de substituição, reparo ou certificação. O uso da MCC no ambiente aeronáutico proporciona credibilidade na visão do cliente proporcionada a maior disponibilidade de frota aero navegável com a redução do tempo de inspeção. Mapear todo o processo de manutenção, definindo e classificando os principais componentes a serem utilizados e sequenciar as ordens de serviço são pontos abordados neste estudo que visa certificar e viabilizar o uso das atividades expostas da literatura relacionadas a MCC.
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção
Citação: SILVA, Lucas Vieites. Uso da manutenção centrada em confiabilidade em indústrias de asas rotativas. 2019. 103 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2112
Data do documento: 13-Dez-2019
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_2020022.pdf2,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.