Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2114
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMATHEZ, Lucileia Ribeiro Cortez-
dc.date.issued2019-11-11-
dc.identifier.citationMATHEZ, Lucileia Ribeiro Cortez. Dispositivos móveis e os professores do ensino de ciências e matemática: uma análise das perspectivas de sua utilização. 2019. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2114-
dc.description.abstractEsta pesquisa possui como foco o docente, tendo como objetivo geral caracterizar e compreender a percepção de professores das disciplinas de Biologia, Física, Química e Matemática acerca da utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, em específico, os Dispositivos Móveis, em escolas de duas cidades do sul de Minas Gerais. Tratase de um estudo de abordagem qualitativa com viés descritivo. O quadro teórico foi constituído pelo conceito de dispositivo móvel; sociedade em rede; tecnologias móveis no contexto educacional; informação e comunicação; ensino; políticas públicas de tecnologias educacionais; letramento digital. O corpus da pesquisa foi analisado a partir dos dados coletados em entrevistas semiestruturadas, gravadas e transcritas com professores do ensino médio de uma escola estadual e de uma escola privada do Sul de Minas Gerais. Para análise, optou-se pela análise de conteúdo de Bardin (1977), com a criação de agrupamentos que, posteriormente, levaram à elaboração de categorias emergentes. Complementarmente, foi analisado o Plano Político Pedagógico das escolas a fim de identificar a indicação, ou não, do uso dos dispositivos móveis. Esta pesquisa visualiza o professor como peça central na incorporação dos dispositivos móveis no contexto educacional, capaz de provocar transformações na gestão do ensino. Nesse sentido, considerou-se que a formação docente e a gestão escolar são eixos norteadores para a adesão dos processos de incorporação dos dispositivos móveis na prática pedagógica. Dessa forma, tal pesquisa indica caminhos para continuidade de investigações e aprofundamentos que venham a contribuir, de forma crítica, para o papel da aprendizagem com dispositivos móveis na formação do sujeito.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.titleDispositivos móveis e os professores do ensino de ciências e matemáticapt_BR
dc.title.subtitleuma análise das perspectivas de sua utilizaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.placeItajubápt_BR
dc.pages101 p.pt_BR
dc.keywords.portugueseEnsino de ciênciaspt_BR
dc.keywords.portugueseDispositivos móveispt_BR
dc.keywords.portugueseProfessorespt_BR
dc.keywords.portugueseTecnologias da informação e comunicaçãopt_BR
dc.keywords.englishScience teachingpt_BR
dc.keywords.englishMobile devicespt_BR
dc.keywords.englishTeacherspt_BR
dc.keywords.englishSchool managementpt_BR
dc.keywords.englishInformation and communication technologiespt_BR
dc.orientador.principalREZENDE JUNIOR, Mikael Frank-
dc.place.presentationUNIFEI - Universidade Federal de Itajubápt_BR
dc.pg.programaEducação em Ciênciaspt_BR
dc.pg.areaCNPQ::Educaçãopt_BR
dc.pg.linhaEnsino e Aprendizagem na Educação em Ciênciaspt_BR
dc.date.available2020-02-04T13:17:42Z-
dc.date.accessioned2020-02-04T13:17:42Z-
dc.publisher.departmentIEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências-
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_2020024.pdf1,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.