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https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2114
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | MATHEZ, Lucileia Ribeiro Cortez | - |
dc.date.issued | 2019-11-11 | - |
dc.identifier.citation | MATHEZ, Lucileia Ribeiro Cortez. Dispositivos móveis e os professores do ensino de ciências e matemática: uma análise das perspectivas de sua utilização. 2019. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2114 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa possui como foco o docente, tendo como objetivo geral caracterizar e compreender a percepção de professores das disciplinas de Biologia, Física, Química e Matemática acerca da utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, em específico, os Dispositivos Móveis, em escolas de duas cidades do sul de Minas Gerais. Tratase de um estudo de abordagem qualitativa com viés descritivo. O quadro teórico foi constituído pelo conceito de dispositivo móvel; sociedade em rede; tecnologias móveis no contexto educacional; informação e comunicação; ensino; políticas públicas de tecnologias educacionais; letramento digital. O corpus da pesquisa foi analisado a partir dos dados coletados em entrevistas semiestruturadas, gravadas e transcritas com professores do ensino médio de uma escola estadual e de uma escola privada do Sul de Minas Gerais. Para análise, optou-se pela análise de conteúdo de Bardin (1977), com a criação de agrupamentos que, posteriormente, levaram à elaboração de categorias emergentes. Complementarmente, foi analisado o Plano Político Pedagógico das escolas a fim de identificar a indicação, ou não, do uso dos dispositivos móveis. Esta pesquisa visualiza o professor como peça central na incorporação dos dispositivos móveis no contexto educacional, capaz de provocar transformações na gestão do ensino. Nesse sentido, considerou-se que a formação docente e a gestão escolar são eixos norteadores para a adesão dos processos de incorporação dos dispositivos móveis na prática pedagógica. Dessa forma, tal pesquisa indica caminhos para continuidade de investigações e aprofundamentos que venham a contribuir, de forma crítica, para o papel da aprendizagem com dispositivos móveis na formação do sujeito. | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.title | Dispositivos móveis e os professores do ensino de ciências e matemática | pt_BR |
dc.title.subtitle | uma análise das perspectivas de sua utilização | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.place | Itajubá | pt_BR |
dc.pages | 101 p. | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Dispositivos móveis | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Professores | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Tecnologias da informação e comunicação | pt_BR |
dc.keywords.english | Science teaching | pt_BR |
dc.keywords.english | Mobile devices | pt_BR |
dc.keywords.english | Teachers | pt_BR |
dc.keywords.english | School management | pt_BR |
dc.keywords.english | Information and communication technologies | pt_BR |
dc.orientador.principal | REZENDE JUNIOR, Mikael Frank | - |
dc.place.presentation | UNIFEI - Universidade Federal de Itajubá | pt_BR |
dc.pg.programa | Educação em Ciências | pt_BR |
dc.pg.area | CNPQ::Educação | pt_BR |
dc.pg.linha | Ensino e Aprendizagem na Educação em Ciências | pt_BR |
dc.date.available | 2020-02-04T13:17:42Z | - |
dc.date.accessioned | 2020-02-04T13:17:42Z | - |
dc.publisher.department | IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências | - |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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