Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2117
Tipo: Dissertação
Título: Controle preditivo baseado em modelo aplicado a conversor multinível ponte-H em cascata com estabilização das tensões nos barramentos CC
Autor(es): OLIVEIRA, Pedro Andrade de
Abstract: Este trabalho propõe alternativas de contorno a dois problemas enfrentados na utilização de controle preditivo baseado em modelo com conjunto de controle finito (FCS-MPC) aplicado a conversores multiníveis Ponte-H em cascata (CHB). Apesar de bastante eficiente no controle de conversores de energia, o FCS-MPC pode requerer, a depender da aplicação, um enorme custo computacional, inviabilizando sua utilização com técnicas de controle FCS-MPC tradicionais. Além disso, quando aplicado em conversores multiníveis, um desbalanceamento das tensões nos barramentos CC é gerado causando instabilidade no sistema. Partindo do modelo matemático do filtro de acoplamento,que liga o conversor à rede elétrica, é possível discretizar o modelo do sistema e incluir não-linearidades que permitirão o balanceamento das tensões nos capacitores dos barramento CC. É proposto ainda um método sistemático para redução do número de estados do conversor resultando em redução dos custos computacionais da malha de controle. Os resultados práticos e de simulação obtidos mostram a viabilidade da técnica de controle FCS-MPCproposta,tanto na redução dos estados de chaveamento quanto no controle das tensões dos barramentos CC, enquanto o algoritmo de controle FCS-MPC aplicado a um STATCOM (composto por um conversor CHB de sete níveis) realiza a compensação de potência reativa.
metadata.dc.publisher.department: IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Elétrica
Citação: OLIVEIRA, Pedro Andrade de. Controle preditivo baseado em modelo aplicado a conversor multinível ponte-h em cascata com estabilização das tensões nos barramentos cc . 2019. 76 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2117
Data do documento: 13-Dez-2019
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_2020026.pdf4,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.