Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2132
Tipo: Dissertação
Título: Seleção de codificadores de voz (codecs) através do balanceamento entre QoS e QoE auxiliado por algoritmo baseado em análise hierárquica de processos (AHP)
Autor(es): SANTOS, Carlos José dos
Abstract: Em processos de tomada de decisão, muitas variáveis necessitam ser consideradas. Essas variáveis podem ser descobertas através da investigação dos fatos ou amparadas por dados advindos de análises numéricas. Geralmente, as descobertas dos fatos relevantes são propiciadas devido às experiências anteriores do tomador de decisão e possuem estruturas não numéricas, isto é, são expressas por valores linguísticos. Assim, os decisores enfrentam em seu trabalho diário, dificuldades para agrupar estes valores linguísticos àqueles de origem numérica. Normalmente, no trato de redes computacionais, inúmeros dados são gerados a cada segundo. Apesar de haver especialistas capacitados para analisar esses dados, o processo pode ser extenuante devido ao altíssimo volume. O uso de ferramentas que auxiliem na análise e decisão das ações a serem tomadas cada vez mais se torna necessária. Assim, análises heurísticas devem ser somadas a análises minuciosas de modelos matemáticos dos sistemas utilizados para apoio a decisões. O objetivo principal deste trabalho é propor um novo algoritmo para seleção de codificadores de voz (codecs) baseado na metodologia de multicritérios – AHP (Análise Hierárquica de Processos) denominado AHP Codec Selection. O AHP Codec Selection constitui-se então de uma ferramenta utilizada para otimização de QoS em redes convergentes. O principal benefício alcançado com o algoritmo AHP Codec Selection foi selecionar os codecs, dados os estados da rede distintos. Entretanto, o estudo também demonstra a influência destes codecs dentro de redes convergentes de dados. Dado o crescimento desse tipo de rede, métodos de ajustes e melhora da qualidade dos serviços oferecidos tornam-se imprescindíveis. Um exemplo de aplicação do algoritmo proposto foi utilizado para o gerenciamento da rede do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Campus Avançado Três Corações.
metadata.dc.publisher.department: IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Elétrica
Citação: SANTOS, Carlos José dos. Seleção de codificadores de voz (codecs) através do balanceamento entre QoS e QoE auxiliado por algoritmo baseado em análise hierárquica de processos (AHP). 2019. 79 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2132
Data do documento: 13-Nov-2019
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_2020033.pdf1,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.