Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2137
Tipo: Dissertação
Título: Semelhanças e diferenças entre as buscas por informação científica de professores formadores em recursos tecnológicos digitais
Autor(es): MACIEL, Guilherme Santos
Abstract: Professores formadores desenvolvem buscas às informações científicas com recursos tecnológicos digitais para ensinar ciências em suas aulas. As buscas realizadas por esses professores envolvem um conjunto de atividades práticas adquiridas a partir de experiências formativas, e como cada um deles possui uma trajetória de formação distinta, suas buscas podem apresentar semelhanças e diferenças; identificá-las poderia ser uma forma de gerar dados que possam contribuir com o desenvolvimento de práticas de formação continuada sobre busca de informação para a utilização crítica das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem de Ciências. Esta pesquisa objetivou-se compreender as relações existentes entre as buscas por informação científicas de professores formadores em cursos de licenciatura em ciências de uma universidade pública do sul de Minas Gerais através de uma pesquisa qualitativa sobre “Comportamento de Busca”. A coleta de dados ocorreu através de entrevistas semiestruturadas, e para analisá-los utilizou-se a Análise de Conteúdo de Bardin. As semelhanças na busca por informação dos formadores correspondem a utilização de estratégias similares para selecionar informações científicas mais confiáveis e no desenvolvimento do letramento digital para obtê-las. As diferenças correspondem a utilização dos recursos digitais e expressão do letramento apresentado de formas distintas através da busca. Através dessa pesquisa temos indícios de que as diferenças e semelhanças identificadas estejam relacionadas à formação individual de cada docente e a função que desempenham em seu ambiente de trabalho. Considerando esse cenário, práticas formativas que possibilitem o diálogo entre esses formadores sobre suas dificuldades e estratégias de resolução de problemas em buscas por informações científicas poderiam contribuir com o seu processo de aprendizado sobre buscas através de recursos tecnológicos digitais.
metadata.dc.publisher.department: IFQ - Instituto de Física e Química
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências
Citação: MACIEL, Guilherme Santos. Semelhanças e diferenças entre as buscas por informação científica de professores formadores em recursos tecnológicos digitais 2019. 133 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2137
Data do documento: 12-Dez-2019
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_2020036.pdf2,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.