Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/214
Título: Cotidiano e saúde (s): Estudo Etnográfico dos usuários do SUS em um Município do Sul de Minas.
Autor(es): PASSOS, Renato Augusto
Abstract: A Constituição Federal de 1988 garante a todo cidadão brasileiro o direito à saúde. Desta forma, através do Sistema Único de Saúde (SUS) regulamentado pelas Leis nº 8080/90 e nº 8142/92, o atendimento público obrigatório a todos os cidadãos passou a oferecer entre outros, a realização integrada das ações assistenciais e atividades preventivas em saúde. Todos usam o SUS através dos serviços desenvolvidos em suas diversas áreas como vigilância sanitária, campanhas de vacinação, vigilância epidemiológica, etc. O cenário encontrado atualmente na saúde pública brasileira é bastante dinâmico e complexo, exigindo por isso que a situação de saúde da população seja analisada continuamente. A padronização de metas nacionais em saúde pública pode facilitar a organização do serviço, com planilhas e relatórios padrões. Porém, a realidade local nem sempre favorece o cumprimento de tais objetivos. O cotidiano dos usuários do SUS municipal, demonstrado através de suas falas e atitudes, tende a favorecer a adequação dos métodos e facilitar a proposição de ações que melhor atendam a realidades tão específicas. Desta forma, este trabalho relata a pesquisa realizada sobre o cotidiano assistencial dos usuários do serviço público de saúde em um município de pequeno porte situado no Sul de Minas, com o objetivo de compreender as concepções de saúde destes usuários e profissionais da área. Por tratar-se de um trabalho marcadamente qualitativo, optou-se por um relato etnográfico dos discursos e experiências desses atores (usuários e profissionais da rede de assistência), cujos dados foram recolhidos por meio da observação participante nas unidades de saúde e em outros locais, e também através de entrevistas abertas e gravadas. De modo paralelo às investidas no campo foram analisadas também diversas fontes documentais. A amostra foi determinada por saturação.
metadata.dc.publisher.department: IRN - Instituto de Recursos Naturais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade
Citação: PASSOS, Renato Augusto. Cotidiano e saúde (s): Estudo Etnográfico dos usuários do SUS em um Município do Sul de Minas. 2015. 140 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2015.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/214
Data do documento: 8-Mai-2015
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_passos_2015.pdf1,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.