Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2140
Tipo: Dissertação
Título: Entre mulheres, associações e economias no Sul de Minas Gerais
Autor(es): BOLDRIN, Juliana
Abstract: A complexa construção histórica e social das mulheres possibilitou na formação de uma desigualdade social, colocando assim, as mulheres muitas vezes em uma posição de subjugada. Esta posição possibilitou na formação de uma divisão sexual do trabalho, o que corroborou em uma invisibilidade ou atuação de outros papéis dentro do mundo do trabalho como o de reprodução e “produção de novos trabalhadores”. Dentro dessa marginalização, surge a importância de analisar os papéis sociais por meio de uma ótica que inclua também as mulheres nos estudos sociais e econômicos. Para tentar diminuir essa lacuna, a atual pesquisa traz como um de seus eixos teóricos a economia feminista, com a finalidade de realizar uma análise crítica frente à construção social do papel e do trabalho das mulheres da Associação Artes da Terra. O outro eixo teórico da dissertação é a economia solidária, com uma proposta de alternativa de geração de renda e trabalho para o modelo de produção imposto pelo sistema hegemônico. Com esses dois eixos teóricos o trabalho traz como objetivo geral, analisar de que maneira são construídos socialmente os elos de trabalho produtivo e reprodutivo tanto nos locais públicos e privados ocupados pelas mulheres da Associação Artes da Terra localizada no município de Itajubá-MG. Os objetivos foram alcançados, metodologicamente, através do uso do método sequencial circular, como instrumentos, a observação participante e nove entrevistas semiestruturadas.
metadata.dc.publisher.department: IRN - Instituto de Recursos Naturais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade
Citação: BOLDRIN, Juliana. Entre mulheres, associações e economias no Sul de Minas Gerais. 2019. 126 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologia e Sociedade) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2140
Data do documento: 28-Ago-2019
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_2020038.pdf1,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.