Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2146
Tipo: Dissertação
Título: Lipossomas termossensíveis contendo nanopartículas de óxido de ferro como um potencial sistema anticâncer
Autor(es): SOUZA, Marina Guedes Fonseca de
Abstract: Atualmente o câncer é uma das principais causas de morbimortalidade mundial, entretanto a farmacoterapia disponível hoje em dia apresenta diversas limitações. Os tratamentos atuais do câncer acarretam diversos efeitos adversos para o paciente, devido à falta de seletividade dos fármacos utilizados. O objetivo desse trabalho foi desenvolver formulações constituídas de nanopartículas de óxido de ferro encapsuladas em lipossomas termossensíveis, como uma alternativa para o tratamento seletivo do câncer. As nanopartículas de óxido de ferro foram sintetizadas por coprecipitação, funcionalizadas com ácido cítrico e caracterizadas por Difração de raiosX (DRX), Espectroscopia na região do infravermelho com Transformada de Fourier (FTIR), Termogravimetria (TG/DTA), Espalhamento dinâmico de luz (DLS) e Microscopia eletrônica de transmissão (MET). Foram em seguida encapsuladas em lipossomas termossensíveis, obtidos pelo método de evaporação em fase reversa. A formulação obtida foi caracterizada físico-quimicamente por espectrofotometria UVVis (determinação de encapsulação), DLS, MET e microcalorimetria. As formulações lipossomais obtidas apresentaram características adequadas para os testes in vitro. Foram testadas frente às células da linhagem 4T1, A549 e HEK-293 e foi observado caráter seletivo da mesma, onde houve a redução na viabilidade celular nas duas linhagens tumorais estudadas, com mais de 70% de morte celular. Diferentemente do observado na linhagem HEK-293, onde se obteve viabilidade celular superior a 80%. Esses achados abrem perspectiva para utilização desses lipossomas em estudos posteriores para o tratamento de tumores em modelos experimentais.
metadata.dc.publisher.department: IFQ - Instituto de Física e Química
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Multicêntrico em Química de Minas Gerais
Citação: SOUZA, Marina Guedes Fonseca de. Lipossomas termossensíveis contendo nanopartículas de óxido de ferro como um potencial sistema anticâncer. 2019. 92 f. Dissertação (Mestrado em Multicêntrico em Química de Minas Gerais) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2146
Data do documento: 29-Nov-2019
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_2020044.pdf3,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.