Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2150
Tipo: Dissertação
Título: Modelo de apoio à decisão, para avaliação da logística reversa e gestão de resíduos do serviço de saúde em hospitais
Autor(es): HUGO, Andreza de Aguiar
Abstract: Os hospitais estão entre os principais geradores de resíduos infecciosos e não infecciosos, isto é, os Resíduos do Serviço de Saúde (RSS). A gestão dos RSS é um desafio para a administração hospitalar, visto que são resíduos de grande risco à saúde humana e ao meio ambiente. Neste contexto, surge a necessidade da criação de ferramentas que auxiliem os estabelecimentos a avaliarem a Gestão dos Resíduos do Serviço de Saúde (GRSS). De fato, algumas propostas de avaliação já foram realizadas no meio acadêmico, no entanto, nenhuma abrangeu as áreas operacional, humana, econômica e ambiental em uma única investigação. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo, elaborar uma ferramenta de apoio que auxilie na identificação de melhorias a serem realizadas na GRSS dos hospitais. Para isto, foi elaborado o Índice de Gestão Hospitalar de Resíduos do Serviço de Saúde (IGeReS), que foi desenvolvido a partir da elaboração de indicadores desta área. Estes indicadores foram organizados em três dimensões: Operacional, Recursos Humanos e Gestão Ambiental / Econômica. Para a atribuição do grau de importância aos indicadores foi utilizado um método de análise multicritério. O índice foi aplicado em hospitais de três regiões de Minas Gerais: Sul de Minas, Região Metropolitana de Belo Horizonte e Vale do Jequitinhonha. Sua aplicação mostrou ser muito satisfatória, pois foi possível quantificar a realidade de cada hospital investigado, facilitando o entendimento do quão eficiente pode ser a GRSS dos estabelecimentos. De maneira geral, observou-se que mesmo que grande parte das avaliações tenham sido consideradas satisfatórias, os resultados apontam que os hospitais sentem maiores dificuldades em capacitar corretamente os seus funcionários, no sentido de conscientiza-los da importância da GRSS, e também em incentivar práticas mais sustentáveis, principalmente com relação a não geração de RSS. Isso posto, visto que a ferramenta de avaliação da GRSS elaborada neste trabalho foi efetiva em apontar a situação dos hospitais, verifica-se que a aplicação do IGeReS pode ser estendida a qualquer hospital brasileiro. Com isso, seria possível analisar se as dificuldades encontradas pelos hospitais investigados são as mesmas de outros estabelecimentos de saúde do Brasil.
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção
Citação: HUGO, Andreza de Aguiar. Modelo de apoio à decisão, para avaliação da logística reversa e gestão de resíduos do serviço de saúde em hospitais. 2020. 114 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2020.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2150
Data do documento: 17-Fev-2020
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_2020048.pdf1,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.