Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2160
Tipo: Dissertação
Título: Análise de diretrizes de desenvolvimento no plano diretor municipal de Itajubá-MG
Autor(es): SOUZA, Carlos Guilherme de
Abstract: O Plano Diretor (PD) é um instrumento presente na Lei n. 10.257/2001, o Estatuto da Cidade, que propõe diretrizes para o desenvolvimento e expansão urbana. Tem como objetivo principal ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade, além de garantir o bem-estar de seus habitantes. Dessa forma, examinar os Planos Diretores, sob a compreensão de desenvolvimento utilizado, visando melhorar a qualidade de vida da população nas cidades, torna-se um assunto de grande relevância. Frente a isso, o presente estudo tem como objetivo principal analisar a presença de diretrizes de desenvolvimento no Plano Diretor da cidade de Itajubá-MG, do ponto de vista sustentável, sob a compreensão de representantes da sociedade civil envolvidos em sua elaboração. Como objetivos específicos, citam-se: (i) - Identificar os conceitos de desenvolvimento a serem seguidos; (ii) - Constatar a compreensão de representantes da sociedade civil, envolvidos na elaboração e aplicação do Plano Diretor de Itajubá, sobre o desenvolvimento sustentável; e (iii) - Verificar os aspectos positivos e negativos das principais proposições na Lei do Plano Diretor. Para tanto, inicialmente foi realizado uma pesquisa documental sobre o Plano Diretor, identificando potencialidades e fragilidades da proposta e, através de roteiro semiestruturado, foram realizas entrevistas com representantes da sociedade civil, do município de Itajubá-MG, que foram gravadas e posteriormente transcritas na íntegra. Por fim, tem-se uma adaptação à análise de conteúdo para esta pesquisa, conforme Bardin (2011), criando categorias para o desenvolvimento sustentável sendo elas: desenvolvimento social, ambiental e econômico. Como resultados, pode-se inferir um entendimento, por parte dos respondentes da pesquisa, de um desenvolvimento sustentável como algo relacionado à durabilidade, que se sustente ao longo do tempo, conciliando o „crescer sem destruir‟, alinhado a estrutura capitalista, incapaz de romper com o modo de produção e consumo da sociedade atual. Conclui-se que não há influência de desenvolvimento sustentável no PD de Itajubá de forma efetiva, uma vez que as ações são voltadas priorizando o desenvolvimento econômico.
metadata.dc.publisher.department: IRN - Instituto de Recursos Naturais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade
Citação: SOUZA, Carlos Guilherme de. Análise de diretrizes de desenvolvimento no plano diretor municipal de Itajubá-MG. 2020. 128 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologia e Sociedade) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2020.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2160
Data do documento: 1-Abr-2020
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_2020054.pdf1,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.