Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2161
Tipo: Dissertação
Título: Agregação de solo em pastagens sob diferentes índices de qualidade e sua influência na infiltração de água
Autor(es): FREITAS, Igor Crabi de
Abstract: No Brasil predomina a pecuária extensiva em relação ao confinamento, que implica no uso de grandes áreas que, muitas das vezes, são de baixo potencial agrícola e passíveis de degradação. Esta pesquisa tem por objetivo estudar a relação entre atributos físicos, químicos e visuais da qualidade do solo com a infiltração de água em solo sob diferentes estágios de sucessão. Para isso, foi escolhida a microbacia do Ribeirão José Pereira, área remanescente de mata Atlântica, na cidade de Itajubá, sendo 4 áreas em Argissolo: pastagem em boas condições visuais (PB); pastagem sob capoeira baixa (CB); pastagem sob capoeira alta (CA) ; pastagem sob capoeirão (CAO). Para determinação dos atributos físicos, químicos e microbiológicos foram coletadas 3 amostras compostas em cada área, na profundidade de 0-20 cm. Dos atributos físicos foram determinados: densidade do solo, porosidade, estabilidade de agregados via úmida e seca (diâmetro médio geométrico - DMG e diâmetro médio ponderado - DMP), e classificação dos agregados por via de formação (biogênica, fisiogênica e intermediária). Dos atributos químicos foram determinados: pH em água, Ca, Na, Al, H + Al, Mg, P, K, MO, SB, CTC, V%, m%, P remanescente. A análise visual foi feita utilizando a metodologia de referência para avaliação da qualidade do solo (RAQS). A análise de infiltração foi feita com o auxílio do permeâmetro de Guelph e a de resistência a penetração mecânica do solo um penetrômetro de impacto. Para análise dos resultados foi empregada estatística multivariada de componentes principais (PCA), por meio do software Past, e os dados submetidos à análise de variância, empregando-se o teste de Tukey a 5 %, pelo programa estatístico Sisvar. Dos resultados obteve-se que a sucessão natural não deve ser analisada conforme um parâmetro, mas sim como um todo, dado que, a partir dela melhores relações quanto a estabilidade dos agregados, porosidade, macroporosidade e condutividade hidráulica são esperados. Assim, foi possível classificar as áreas na seguinte ordem crescente de qualidade do solo: pastagem em boas condições visuais (PB), capoeira baixa (CB), capoeira alta (CA) e capoeirão (CAO).
metadata.dc.publisher.department: IRN - Instituto de Recursos Naturais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Meio Ambiente e Recursos Hídricos
Citação: FREITAS, Igor Crabi de. Agregação de solo em pastagens sob diferentes índices de qualidade e sua influência na infiltração de água. 2020. 75 f. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Recursos Hídricos) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2020.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2161
Data do documento: 9-Abr-2020
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_2020055.pdf2,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.