Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2162
Tipo: Dissertação
Título: Análise temporal da degradação ambiental e do conflito de uso do solo no município de Senador Amaral, Minas Gerais
Autor(es): BARÃO, Winne Nayadini
Abstract: A degradação dos solos tem ameaçado seriamente a produção de alimentos e a segurança alimentar no mundo. Devido principalmente a ausência de indicadores ambientais para planejar a expansão de atividades agropecuárias, que podem resultar na perda de solo e na diminuição da produtividade agrícola e pecuária. Os estudos da dinâmica de uso e ocupação do solo e as avaliações da capacidade de uso das terras são ferramentas essenciais para o monitoramento e planejamento racional do uso da terra, uma vez que, possibilitam a visão global do problema e a delimitação das possíveis causas de degradação ambiental, além de apontar as potencialidades e limitações do meio físico. Nesse contexto, o presente trabalho teve por objetivo realizar a análise temporal da degradação ambiental, em 2008 e 2018, no município de Senador Amaral (MG), decorrentes de conflitos de uso do solo em Áreas Preservação Permanente (APPs) de nascentes, encostas, topos de morros e zonas ripárias e do uso fora de sua capacidade. O mapeamento inicial baseou-se no levantamento e caracterização dos aspectos físicos e geomorfológicos do terreno, como a delimitação da rede de drenagem, das microbacias hidrográficas e das APPs de nascentes, encostas, topos de morros e zonas ripárias, e também na identificação de áreas degradadas. Para a elaboração do mapa de uso e ocupação do solo do município, nos anos de 2008 e 2018, utilizou-se de imagens do satélite Landsat 5 (sensor TM-C1) e Landsat 8 (sensor OLI), respectivamente, ambas com resolução espacial de 30 m para a classificação supervisionada pelo algoritmo estatístico da máxima verossimilhança (MaxVer). Os mapas de conflito de uso do solo de acordo com Código Florestal Brasileiro (CFB) e a capacidade agronômica foram obtidos através da sobreposição de dados levantados inicialmente. A classe de uso mais representativa identificada no estudo foi a de pastagem, ocupando 50,14% da área municipal, seguida pela formação florestal (25,37%) e solo exposto (16,60%). As APPs representam 9,83% da área total, sendo que 57,68% encontra-se em não conformidade com a legislação ambiental. Por meio da análise integrada das formas de uso e ocupação e da classificação da capacidade, foi possível verificar que existem 38,83 km² de áreas sendo utilizadas fora da capacidade produtiva dos solos. De acordo com o Sistema de Capacidade de Uso da Terra os usos dos solos mais recomendados para o município de Senador Amaral são as pastagens, o reflorestamento e a preservação da vida silvestre, no entanto, há ainda um número significativo de áreas aptas também para o cultivo de culturas anuais e perenes.
metadata.dc.publisher.department: IRN - Instituto de Recursos Naturais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Meio Ambiente e Recursos Hídricos
Citação: BARÃO, Winne Nayadini. Análise temporal da degradação ambiental e do conflito de uso do solo no município de Senador Amaral. 2020. 115 f. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Recursos Hídricos) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2020.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2162
Data do documento: 13-Mar-2020
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_2020056.pdf5,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.