Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2164
Tipo: Dissertação
Título: Distribuição espacial e sazonal do potencial eólico em Minas Gerais a partir do global forecast system (GFS)
Autor(es): OLIVEIRA FILHO, Rafael Arcanjo de
Abstract: Diversas regiões do Brasil têm enfrentado períodos de secas intensas nas últimas décadas. Dado que a atual matriz energética do país é predominantemente composta por usinas hidrelétricas, uma redução na precipitação pode diminuir o nível dos reservatórios comprometendo sua produção. Portanto, o governo brasileiro busca a diversificação da produção de energia com outras fontes. A introdução de novas fontes renováveis, como a energia eólica e solar, requer um estudo detalhado sobre as condições meteorológicas locais, geralmente por meio de análise de dados históricos. No entanto, várias áreas no Brasil não são cobertas por estações meteorológicas. Nesse contexto, este estudo tem como objetivo avaliar a capacidade do Global Forecast System (GFS) de representar o vento, no Estado de Minas Gerais (MG), que possui 79,5% da produção de energia associada aos recursos hídricos. Para a maioria das áreas, os valores da velocidade do vento a 10 metros da análise GFS foram próximos aos registrados pelas estações meteorológicas. Os resultados da análise do vento a 10 e 100 metros revelam intensidades maiores no norte do Estado, região onde também são registradas as maiores densidades de potência (aproximadamente 150 Wm-2 no inverno e na primavera). Sabendo que o norte do Estado é caracterizado por baixas taxas de precipitação, principalmente, durante o inverno e primavera, estações quando os ventos, por sua vez, são mais intensos nesta área, os resultados do modelo indicam que a região pode ser classificada na Classe 1, levando em consideração a intensidade e a densidade de potência do vento. Desta forma, possui condições baixas para a geração de energia eólica, entretanto pode ser utilizada como fonte complementar à geração de hidroeletricidade.
metadata.dc.publisher.department: IRN - Instituto de Recursos Naturais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Meio Ambiente e Recursos Hídricos
Citação: OLIVEIRA FILHO, Rafael Arcanjo de. Distribuição espacial e sazonal do potencial eólico em Minas Gerais a partir do global forecast system (GFS) . 2020. 107 f. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Recursos Hídricos) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2020.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2164
Data do documento: 5-Mar-2020
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_2020058.pdf13,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.