Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2169
Tipo: Dissertação
Título: Determinantes sociais em saúde
Autor(es): SANTOS, Camila Mendes dos
Abstract: Os moradores de áreas rurais são sabidamente menos beneficiados com acessos aos serviços de saúde; sua maioria não tem a garantia do direito à saúde conforme estabelecido pela Constituição Federal e, são penalizados com as iniquidades em saúde. Estudos na área da epidemiologia social sobre os determinantes sociais da saúde (DSS) buscam analisar os fatores econômicos e sociais que promovem as iniquidades em saúde. Os DSS são circunstâncias impactantes sobre as condições pelos quais as pessoas nascem, vivem, crescem, trabalham e envelhecem e, consequentemente influenciam o seu estado de saúde. O objetivo deste trabalho foi conhecer a influência dos determinantes sociais à saúde da população de um bairro rural. Trata-se de uma pesquisa epidemiológica, observacional, exploratória, por delineamento descritivo, de corte transversal, de caráter qualiquantitativa e com técnica de coleta e análise de dados fundamentada na Teoria das Representações Sociais pelo Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Utilizou-se o software Microsoft Excel® para análise dos dados quantitativos e o software DSCsoft® para análise dos dados qualitativo. O estudo foi realizado com a população residente do bairro Pessegueiro, localizado na área rural do município de Itajubá-MG. Os resultados obtidos revelaram prevalência acentuada de moradores do gênero feminino, faixa etária entre 30 a 39 anos, casados, em média três filhos/dependentes, com nível de escolaridade pautada no ensino fundamental e renda média de um a três salários mínimos; dentre as principais morbidades investigadas, destacam-se as doenças crônicas não transmissíveis, sendo que a hipertensão arterial apresentou maior percentual de prevalência no grupo familiar; dos DSS as condições de vida que mais influenciaram foram: presença de mofo e de fumaça causada por fogão à lenha encontrados nas residências, inexistência de rede e tratamento de esgoto no bairro, há ainda uma percentagem da população que não tinha acesso à água tratada por rede de abastecimento. Em relação à percepção sobre a saúde, os moradores consideram que é boa, contudo, predominou-se o desconhecem sobre os DDS principalmente os de caráter ambiental. Conclui-se que intervir na equidade em saúde dessa população é essencial para superação/eliminação das desigualdades e iniquidades em saúde. Faz se necessária atuação do governo para interceder com ações diferenciadas, propondo políticas públicas, principalmente em âmbito de saneamento básico e acesso ao serviço de saúde e o envolvimento dos moradores da comunidade nas ações de conscientização.
metadata.dc.publisher.department: IRN - Instituto de Recursos Naturais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Meio Ambiente e Recursos Hídricos
Citação: SANTOS, Camila Mendes dos. Determinantes sociais em saúde: estudo de um bairro rural do Sul de Minas Gerais. 2020. 116 f. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Recursos Hídricos) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2020.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2169
Data do documento: 6-Mar-2020
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_2020063.pdf3,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.