Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/217
Tipo: Dissertação
Título: Estudo do acabamento superficial no fresamento de faceamento do aço ABNT 1045 utilizando pastilha com geometria alisadora.
Autor(es): TOLEDO, José Veríssimo Ribeiro de
Abstract: Nos últimos anos o crescente avanço tecnológico na indústria metal mecânica possibilitou o desenvolvimento de novas ferramentas e processos de usinagem, que garantem uma elevada qualidade da peça usinada e longa vida da ferramenta. Dentre os processos de usinagem existentes, o fresamento tem sido muito utilizado principalmente no acabamento de peças e componentes do setor automotivo. Sabe-se que a superfície das peças usinadas por fresamento em acabamento, quando observadas em detalhes, apresentam irregularidades provocadas por sulcos ou marcas deixadas pela ferramenta durante o processo. Neste contexto, pastilhas de geometria alisadora são muito úteis para diminuir a rugosidade da peça e aumentar a qualidade do processo. Este trabalho analizou a influência da relação fase plana da aresta secundária de corte pelo avanço por dente (bs/fz) no acabamento superficial da operação de fresamento de faceamento do aço ABNT 1045. Durante os ensaios utilizou-se pastilhas de fase plana normais em conjunto com pastilhas alisadoras em uma fresa de 45 graus de ângulo de posição, objetivando a redução da rugosidade e o aumento da taxa de remoção de material. Em conjunto, realizou-se o monitoramento da amplitude do sinal de vibração, verificando-se que a mesma aumentou com o decréscimo da relação bs/fz para cada configuração de montagem. Concluiu-se que com a utilização de uma pastilha alisadora na fresa consegue-se uma baixa rugosidade (Ra) e um maior volume de cavaco removido dentre as condições de corte ensaiadas. Para os ensaios de vida da ferramenta, a montagem com 1 pastilha alisadora apresentou melhor desempenho em relação aos valores de rugosidade Rₐ e Rt e maior volume de cavaco removido.
metadata.dc.publisher.department: IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Mecânica
Citação: TOLEDO, José Veríssimo Ribeiro de. Estudo do acabamento superficial no fresamento de faceamento do aço ABNT 1045 utilizando pastilha com geometria alisadora. 2015. 100 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2015.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/217
Data do documento: 9-Jul-2015
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_toledo_2015.pdf2,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.