Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2173
Tipo: Dissertação
Título: Avaliação da medição e verificação de resultados em eficiência energética
Autor(es): SCHMIDT, Nágila Lucietti
Abstract: A eficiência energética é primordial para reduzir o consumo de energia elétrica enquanto mantém o crescimento dos setores. É importante garantir a confiabilidade dos resultados das ações de eficiência energética, e para isso, recomenda-se a adoção de práticas de medição e verificação (M&V) de resultados, baseadas em protocolos de M&V. Nesse contexto, o presente trabalho realizou uma análise das atividades de M&V de projetos implementados no âmbito do Programa de Eficiência Energética da ANEEL, o principal programa de fomento à eficiência energética no país. Considerou-se uma amostra de 172 projetos, envolvendo as tipologias baixa renda, poder público e serviços públicos, que abordaram a eficientização dos usos finais em iluminação, refrigeração, condicionamento de ar e força motriz. Foram avaliados os resultados gerais dos projetos, quanto à energia economizada, demanda retirada da ponta, relação custo-benefício (RCB) e investimentos totais efetuados, bem como, as atividades de M&V, quanto às opções de M&V adotadas, os parâmetros medidos e estimados, os períodos de medição, as variáveis independentes, a elaboração de modelos de regressão, os fatores estáticos e efeitos interativos, fronteiras de medição, ajustes à linha de base e considerações sobre a amostragem. Foi possível identificar que os projetos apresentaram resultados satisfatórios, tanto em valores de energia economizada, como em redução de demanda na ponta e RCB, o que demonstra que o PEE é um mecanismo eficaz na promoção da conservação de energia no país. Constatou-se que, quanto maior a complexidade do padrão de consumo de energia elétrica do uso final, maior são os custos dispendidos com M&V. De modo geral, observou-se padrões distintos de M&V, para os mesmos usos finais, sendo realizadas muitas simplificações ao processo, e não considerando parâmetros importantes na maioria dos projetos, como por exemplo, as variáveis independentes e os ajustes à linha de base. Foi observado que não há, de modo geral, uma padronização a respeito dos parâmetros a serem medidos e estimados, nem dos períodos de medição a serem empregados, o qual é heterogêneo dentre os usos finais. De fato, verificou-se que a M&V não é um processo de simples entendimento e execução, o que gera incertezas aos resultados das economias reportadas. A metodologia de análise empregada neste trabalho suscita discussões sobre a confiabilidade dos resultados de economia de energia, os quais são importantes para o progresso da eficiência energética no país, além de permitir identificar as deficiências e propor melhorias.
metadata.dc.publisher.department: IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Energia
Citação: SCHMIDT, Nágila Lucietti. Avaliação da medição e verificação de resultados em eficiência energética: estudo de caso do PEE. 2020. 125 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2020.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2173
Data do documento: 21-Fev-2020
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_2020067.pdf1,88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.