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https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2178
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | KANE, Daouda | - |
dc.date.issued | 2019-12-12 | - |
dc.identifier.citation | KANE, Daouda. Efeito do escalonamento na resistência à tração de compósitos termoplásticos de fibra de carbono. 2019. 111 f. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2178 | - |
dc.description.abstract | Em projetos de estruturas fabricadas com materiais compósitos, é comum se deparar com a necessidade de variar a espessura do laminado, para atender uma exigência do projeto em termos geométricos ou para melhorar o desempenho mecânico. Esta variação da espessura (ou escalonamento) pode ser feita por meio da interrupção ou adição de camadas em diferentes posições no laminado. Uma característica negativa e inerente a esta construção é a possibilidade de ser formar defeitos tais como porosidade ou áreas ricas em resina na região do escalonamento e consequente descontinuidades geométricas que podem causar falha interlaminar prematura na interface entre as camadas interrompidas e contínuas. Assim, este trabalho tem como objetivo estudar o efeito do escalonamento e sua influência nas propriedades mecânicas finais do compósito termoplástico reforçado com fibra de carbono. Para tal, uma comparação numérico-experimental foi inicialmente realizada para possibilitar uma avaliação mais ampla das possíveis configurações de escalonamento. Corpos de prova com escalonamento interno foram fabricados e a máquina de tração INSTRON 8801 equipada com equipamento de Correlação Digital de Imagens (CDI) foi utilizada para realizar os ensaios. Para efeito de validação numérico-experimental e análise de outras configurações de escalonamento, foi criado um modelo representativo do corpo de prova em três dimensões (3D), utilizando o método de elementos finitos para calcular tensões, deformações e deslocamentos. Os resultados numéricos são condizentes com os resultados experimentais, validando o modelo numérico. O critério de falha de Tsai Wu foi implementado na análise numérica para verificar a ocorrência da primeira falha nos drop-off. Os resultados das simulações mostram que a orientação e a posição dos drop-off influenciam as tensões desenvolvidas, as deformações, o deslocamento e a resistência do compósito. De maneira geral, as primeiras falhas ocorrem na interface entre as camadas interrompidas e as contínuas, ao final da região de transição da espessura maior para a menor. As tensões e as deformações aumentam com a redução da espessura e a resistência do compósito aumenta quando os drop-off mais próximos da espessura menor estiverem posicionados acima do eixo médio e orientados a ±45°. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Efeito do escalonamento na resistência à tração de compósitos termoplásticos de fibra de carbono | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.place | Itajubá | pt_BR |
dc.pages | 111 p. | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Laminados escalonados | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Análises por elementos finitos | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Configuração | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Ensaio de tração | pt_BR |
dc.keywords.english | Tapered laminates | pt_BR |
dc.keywords.english | Finite element analyses | pt_BR |
dc.keywords.english | Lay-up | pt_BR |
dc.keywords.english | Tensile test | pt_BR |
dc.orientador.principal | ANCELOTTI JÚNIOR, Antônio Carlos | - |
dc.orientador.coorientador | MACANHAN, Vanessa Bawden de Paula | - |
dc.place.presentation | UNIFEI - Universidade Federal de Itajubá | pt_BR |
dc.pg.programa | Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.pg.area | CNPQ::Engenharias - Projetos, Materiais e Processos | pt_BR |
dc.pg.linha | Projeto e Fabricação | pt_BR |
dc.date.available | 2020-06-04T15:16:05Z | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-04T15:16:05Z | - |
dc.publisher.department | IEM - Instituto de Engenharia Mecânica | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação: Doutorado - Engenharia Mecânica | - |
Aparece nas coleções: | Teses |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Tese_2020016.pdf | 3,99 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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