Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/218
Tipo: Dissertação
Título: Análise Microestrutural dos Processos de Soldagem MAG Convencional, Pulsado e Pulsado Térmico e sua relação com os níveis de energia.
Autor(es): ARANGO, Carlos Andrés Hincapié
Abstract: O processo de soldagem por arco elétrico com gás de proteção inerte (MIG) ou ativo (MAG) possui uma grande variedade de aplicação no setor industrial pela versatilidade e facilidade de automatização. Esta dissertação pretende contribuir para melhor entendimento dos efeitos metalúrgicos do processo MIG/MAG quando trabalhado sob a forma Convencional, Pulsado e Pulsado Térmico, para uma escolha mais adequada entre eles no âmbito industrial. O uso de uma fonte de soldagem multiprocessos que permite combinar os modos de soldagem Convencional (curto-circuito) e Corrente Pulsada, possibilitou estabelecer uma quarta variante adotada no desenvolvimento da pesquisa. A energia de soldagem no processo foi tomada como ponto de comparação entre os quatro processos, e numa primeira etapa foram procurados os parâmetros do equipamento para dois níveis de energia, visando sempre uma boa estabilidade e acabamento dos cordões de solda em cada um deles. Numa segunda etapa foram avaliadas as características geométricas dos cordões de cada processo frente aos níveis de energia adotados. Na terceira etapa da pesquisa foram mensuradas as áreas dos grãos e Ferrítico e Perlítico de origem Austenítico na Zona Termicamente Afetada (ZTA), além de fazer uma identificação geral das fases presentes na Zona Fundida (ZF), e sua relação com o perfil de dureza do cordão de solda. Os resultados mostram que existe uma relação direta entre os processos de soldagem e o aporte térmico, com o tamanho de grão, e uma relação inversa com o perfil de dureza do cordão, sendo o modo pulsado a melhor das opções estudadas.
metadata.dc.publisher.department: IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Mecânica
Citação: ARANGO, Carlos Andrés Hincapié. Análise Microestrutural dos Processos de Soldagem MAG Convencional, Pulsado e Pulsado Térmico e sua relação com os níveis de energia. 2015. 83 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2015.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/218
Data do documento: 10-Ago-2015
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_hincapie_2015.pdf11,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.